Document details

La polifonia portuguesa de los siglos XVI y XVII en la formación musical en las esculas de la ensenãnza especializada y superior de música

Author(s): Raimundo, José Filomeno Martins

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2776

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Música; Música polifónica portuguesa; Ensino de música


Description

Com este trabalho pretendeu-se conhecer se a música polifónica portuguesa dos séculos XVI e XVII é ou não utilizada nas aulas de Formação Musical, no Ensino Especializado (6º; 7º e 8º grau) e Superior de Música (politécnicos). Pretendeu-se também saber, nos casos onde é usada, a forma como é utilizada. Para a realização do estudo, analisaram-se os programas e ouviram-se alguns professores e alunos do ensino superior. Nas escolas do ensino especializado de música, foram exclusivamente os professores os sujeitos da investigação. Desenvolveu-se um trabalho complementar que evidencia a qualidade da música polifónica portuguesa, em particular a que se produziu na Capela de Vila Viçosa pelo compositor António Pinheiro. O trabalho realizado a partir dos salmos António Pinheiro pode ser visto, em grande medida, como um estudo analítico-interpretativo. Este estudo analítico-interpretativa procurou elementos fundamentais para a leitura da música deste período, que podem ser vistos como uma proposta para a sua abordagem nestes subsistemas de ensino.

Tese de Doutoramento apresentada à Universidad de Extremadura para obtenção do Grau de Doutor. Só se encontram disponíveis em livre acesso, o Resumo, a Introdução, a Conclusão e a Reflexão Final.

Document Type Doctoral thesis
Language Spanish
Advisor(s) Barrios Manzano, Maria del Pilar; Jambrina Leal, Esperanza
Contributor(s) Raimundo, José Filomeno Martins
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo