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Implicações da avaliação externa dos alunos na organização pedagógica da escola

Author(s): Lopes, António Landeiro

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2807

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Avaliação pedagógica; Avaliação interna; Avaliação externa; Exames nacionais; Ranking de escolas; Pedagogical evaluation; Internal evaluation; External evaluation; National exams; Schools rankings


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.

Os resultados de avaliações têm-se tornado fundamentais para determinar o desempenho dos sistemas escolares e para possibilitar um retorno da informação, tendo em vista o objetivo de auxiliar os alunos na melhoria da sua aprendizagem. As questões de investigação que guiaram o presente estudo foram as seguintes: 1 – Como se explicam as possíveis discrepâncias entre os resultados da avaliação externa dos alunos e a avaliação interna em Matemática no 6º ano de escolaridade? 2 – Qual o efeito da avaliação externa na disciplina de Matemática do 6º ano nas práticas de ensino e de avaliação dos professores? Neste sentido definiu-se como principal objetivo analisar as possíveis discrepâncias entre as avaliações internas e as avaliações externas no exame nacional, obtidas pelos alunos de 6º ano na disciplina de Matemática na cidade de Castelo Branco e as implicações que as avaliações externas têm na organização pedagógica das escolas. Através de uma metodologia mista foram analisados quantitativamente os dados referentes à avaliação interna e externa de todos os 821 alunos, que nos anos de 2012 (400) e 2013 (421) realizaram provas finais de avaliação de Matemática no 6ºano de escolaridade nos agrupamentos de escolas da cidade de Castelo Branco. Foram também realizados questionários a todos os professores que nestes ano lecionaram a disciplina de Matemática – 6º ano e realizaram-se entrevistas semiestruturadas a elementos da direção das escolas e outros pertencentes a órgãos de gestão intermédia tendo sido feita uma análise de conteúdo às respostas obtidas. Verificou-se assim, a existência de discrepâncias significativas entre os resultados da avaliação interna e externa na disciplina de Matemática no 6º ano de escolaridade registando-se que os alunos obtém uma classificação inferior no exame nacional comparativamente com a da avaliação interna. Estas discrepâncias são justificadas por diferentes fatores e conduzem a algumas alterações de práticas de ensino e de avaliação, o que não é reconhecido por todos os professores inquiridos. Da análise que as escolas fazem dos resultados da avaliação tem resultado implicações na sua organização pedagógica com a implementação de medidas que visam a melhoria dos resultados das suas aprendizagens desvalorizando-se a posição que as escolas vão obtendo no ranking anualmente divulgado.

The results of evaluations have become fundamental to determine the performance of the school systems and to make possible a return of the information achieving the purpose of helping students in the improvement of their learning. The questions of the investigation that led the present study were the following: 1 – How do we explain the possible discrepancies between the results of the students’ external evaluation and the internal evaluation at the Mathematics subject in the sixth grade? 2 – What is the effect of the external evaluation in Mathematics subject in the sixth grade in the teaching and evaluating practices? In this sense, we defined as the main goal to analyze the possible discrepancies between the internal and external evaluations in the national exam achieved by the sixth grade students in the Mathematics subject in Castelo Branco and the implications that the external evaluations have got in the schools’ pedagogical organization. Through a mixed methodology we analyzed quantitatively the data reported to the internal and external evaluation of all the 821 students that in 2012 (400) and in 2013 (421) did the final exams of the Mathematics subject in the sixth grade in the groups of schools in Castelo Branco. Questionnaires were also applied to all the teachers that taught Mathematics – 6th grade in that school year and we did semi structured interviews to elements of the schools’ leaderships and to others that belong to a middle management staff with a subsequent analysis of the content to the given answers. We verified the existence of significant discrepancies between the results of the internal evaluation and the external one in the Mathematics subject in the sixth grade recording that the students get a lower evaluation in the national exam comparatively with the internal evaluation. These discrepancies are justified by different factors and lead to some changing of teaching and evaluating practices, which is not recognized by all the inquired teachers. From the analysis that schools do of the evaluation results have resulted implications in their pedagogical organization with the accomplishment of measures that tend towards the improvement of the results of their learning undervaluing the position that schools are getting in the yearly revealed ranking.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da; Silveira, Paulo Alexandre Anselmo Lopes da
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
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