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Desenvolvimento motor dos 12 aos 24 meses ao nível das habilidades motoras finas avaliadas com a PDMS-2

Author(s): Barreto, Ana Lúcia Rafael Salavessa

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2812

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Desenvolvimento motor; PDMS-2; Preensão; Integração visual-motora; Motor development; PDMS-2; Gripping; Visual-motor integration


Description

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na especialidade de Motricidade Infantil.

A avaliação do desenvolvimento motor assume grande importância na primeira infância. Torna-se, assim, necessário que os profissionais da saúde e da educação disponham de instrumentos de avaliação que permitam despistar atrasos, deficiências ou precocidades, de forma a determinar o mais precocemente possível, um plano de intervenção adequado ao desenvolvimento da criança. As Peabody Developmental Motor Scales-2 (PDMS-2) (Folio & fewell, 2000) destacam-se pela sua ampla utilização no âmbito da avaliação motora infantil. Trata-se de um instrumento que permite avaliar a execução das habilidades motoras finas e grossas de crianças até aos 71 meses de idade. Este trabalho pretendeu averiguar se existem diferenças no desenvolvimento motor entre crianças do sexo feminino e masculino na faixa etária dos 12 aos 24 meses, ao nível das habilidades motoras finas – preensão e integração visual-motora. Participaram no estudo 66 crianças, com uma média de idades de 19,5 ± 3,53 anos de idade, sendo 34 do sexo feminino e 32 do sexo masculino, a quem foi aplicado as escalas Peabody Developmental Motor Scales 2 (PDMS-2). Os resultados obtidos mostram que nestas idades não existem diferenças estatisticamente significativas nas habilidades motoras finas ao nível do género, embora as crianças do género feminino mostrem resultados melhores ao nível da preensão.

The evaluation of motor development is of great importance in early childhood. It is therefore necessary to provide the professionals of health and education with assessment instruments to outwit delays, disabilities or precocious behaviour, in order to determine as early as possible, a contingency plan appropriate to the child's development. The Peabody Developmental Motor Scales-2 (PDMS-2) (Folio & Fewell, 2000) stands out for its extensive use in the children's motor assessment. It is a tool for measuring the performance of fine and gross motor skills of children up to 71 months old. This work aimed to examine whether there are differences in motor development of male and female children from 12 to 24 months, in terms of fine motor skills - gripping and visual-motor integration. This study involved 66 children with an average age of 19.5 ± 3.53 years old, 34 female and 32 male to whom it was applied the Peabody Developmental Motor scales Scales 2 (PDMS-2). The results show that at this age there are no statistically significant differences in the fine motor skills at the gender level, although female children show better results in terms of gripping.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mendes, Rui Manuel Sousa; Petrica, João Manuel Patrício Duarte
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
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