Document details

Avaliação de competências da escrita em crianças do pré-escolar na faixa etária dos 4/5 anos

Author(s): Alves, Joana Mafalda Pauleta

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2834

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Desenvolvimento da escrita; Conceções sobre a escrita; Fases de desenvolvimento da escrita; Writing develop; Writing conceptions; Writing development stages


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

O presente relatório de estágio foi redigido na etapa final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, e intitula-se “Avaliação de competências da escrita em crianças do Pré-Escolar, na faixa etária dos 4/5 anos”. Neste relatório começamos por apresentar uma panorâmica geral do trabalho desenvolvido durante o Estágio Supervisionado em Educação Pré-Escolar, dado que a investigação empírica realizada decorreu neste mesmo contexto. Fazemos, pois, uma síntese da nossa atuação pedagógica ao longo das unidades didáticas que lecionámos individualmente, incidindo, em particular, na organização das atividades levadas a cabo. Na segunda parte do nosso relatório de estágio procedemos à descrição da investigação empírica que fizemos. Esta incidiu sobre o desenvolvimento de competências de escrita em crianças entre os quatro e cinco anos de idade, sendo que os objetivos específicos do estudo foram: avaliar a capacidade de diferenciação entre desenho e escrita; avaliar o conhecimento sobre a orientação da escrita; avaliar o conhecimento de letras; avaliar as conceptualizações das crianças sobre a escrita. Tratou-se de um tipo de investigação qualitativa, especificamente, um estudo de caso, com uma amostra de conveniência, constituída por um grupo de seis crianças. As crianças da amostra foram previamente referenciadas pela Educadora Cooperante como sendo, dentro da faixa etária dos 4/5 anos, as três mais e as três menos desenvolvidas da sala, em termos de linguagem escrita. A recolha de dados foi feita através da nossa própria observação, de uma entrevista à Educadora, de notas de campo, de registos fotográficos e de produções textuais das crianças. Para atingir os objetivos específicos definidos para o estudo, foram desenvolvidas quatro atividades sobre escrita, uma para avaliar a capacidade de diferenciação entre desenho e escrita, outra para avaliar o conhecimento sobre a orientação de escrita, uma outra para avaliar o conhecimento de letras uma última para avaliar as conceptualizações das crianças sobre escrita. Os resultados destas atividades constituíram a fonte de dados principal a tomar em consideração neste estudo. Quer a componente de Estágio Supervisionado deste mestrado quer a componente investigativa no terreno foram fundamentais para o nosso crescimento profissional, ajudando-nos a refletir de forma mais consistente sobre as competências que um profissional desta área deve desenvolver.

Abstract - The present research report is included on the final stage of the Pre-School and Elementary School Education master’s degree, from the Castelo Branco University and it’s named “Writing Competence Evaluation on Pre-School Children Between the Ages of 4 and 5 years old”. This report begins by presenting a general idea of the work developed during the Pre-School education internship supervision, once the actual investigation was realized on the same context. So, we make a synthesis of our pedagogical work during the units we taught individually, focusing the description in the organization of the activities that we actually made. In the second part of our report we proceed to the description of the investigation. This part was focused on the development of the writing competence in children between the ages of four a five years old, once that the specific objectives of the study were: evaluate the capacity to differentiate the writing from the drawing; evaluate the writing orientation knowledge, evaluate the letters knowledge; evaluate the children’s conceptualizations about the writing. This investigation was strictly qualitative, specifically a case study involving a group of six children as a sample frame. The subjects from the sampling frame were previously referenced by the cooperating teacher by being between the ages of 4 and 5 and being the 3 less and 3 more developed children in the context of the writing language. The data collection was made through our own observation, by interviewing the teacher, from field notes, from photographic records and from children textual productions. To accomplished the specific defined goals of the study, were developed four activities involving writing, the first one to evaluate the capacity to differentiate the writing from the drawing; the second one to evaluate the writing orientation knowledge, the third one to evaluate the letters knowledge and the last one to evaluate the children´s conceptualizations about the writing. The results of this activities as became a source of central data to take under consideration on this study. Either the internship supervision component of these master´s degree or the field investigation component were both fundamentals for our professional growth, helping us to reflect in a more consciously way about the skills that a professional in this field should develop.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto Duarte
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents