Author(s):
Almeida, Isaura Maria Martins de
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2925
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Design de comunicação inclusivo; Design socialmente responsável; Doença de Niemann-Pick Tipo C; Identidade visual metamórfica
Description
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Este projeto surgiu no âmbito do curso de Mestrado em Design Gráfico e visou criar botas para crianças com deformidades ao nível dos membros inferiores (no estudo de caso um, advindas da doença de Niemann-Pick Tipo C; no estudo de caso dois, associadas a paralisia cerebral), que originaram os problemas a que se pretendeu dar resposta com este novo produto customizado. Atendendo ao desenvolvimento físico dos indivíduos afetados, criaram-se botas de pelo, com um design original, orientado para o conforto e a adaptabilidade ergonómica. Concretizou-se, assim, uma cultura projetual, no sentido de criar uma Identidade Visual Metamórfica que fosse a essência de estratégia de comunicação de um produto inclusivo customizado. Trata-se de um projeto de investigação ativa que assenta numa experiência metodologicamente dominada pela participação na criação de uma Identidade Visual customizada de um produto de design inclusivo. Consequentemente, neste processo de criação de uma identidade visual metamórfica, o design constituiu uma mais-valia quer na procura de soluções adequadas à deficiência atrás referida, quer para a renovação de uma empresa de curtumes a laborar na Serra da Estrela que, dada a conjuntura atual, atravessa dificuldades. Desta forma, pudemos proporcionar uma ajuda técnica, numa perspetiva de Design de comunicação Inclusivo, desenvolvendo um projeto alicerçado numa cultura projetual e promovendo a interação entre o usuário e o design, através da mutação da marca gráfica customizada.
Abstract: This project came under the Master course in Graphic Design and aimed at creating boots for children with deformities on the lower limbs (these deformities arised from Niemann-Pick type C disease; in the case study one, and from cerebral palsy, in the case study two), which originated the problems this new customized product wishes to address. Accordingly to the physical development of affected individuals, we created sheepskin fur boots, with an innovative design, which envisaged comfort and ergonomic adjustability. This project implied the creation of a Visual Identity to comprise the essence of the communication strategy of a customized inclusive product. This is an active research project, based on a methodological experiment led by the creation of an inclusive design product’s Customized Visual Identity. Therefore, in the process of creating a, Visual Identity, design constituted an asset either in finding appropriate solutions to the deficiency mentioned above, and for the renewal of a tannery company, labouring in Serra da Estrela, which is experiencing difficulties given the current economic situation. As a result, we provided technical assistance in a perspective of Inclusive Communication Design, developing a project grounded in a projectual culture design culture and promoting interaction between designer and user, through the mutation of the customized graphic brand.