Document details

O ensino do piano no conservatório : técnica na resolução de problemas performativos

Author(s): Fralda, Valter Alexandre Beijinha

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2950

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Piano; Técnica; Exercícios; Conservatório; Performance


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.

Este relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, da Escola de Artes Aplicadas (ESART), relativo ao ano letivo de 2013/2014. Aquela foi realizada no Conservatório Regional de Évora Eborae Musica, e teve como Prof. Cooperante e Orientadora a Drª. Patrizia Giliberti e Co-Orientadora a Especialista Profª. Luísa Tender. Nesta Prática de Ensino Supervisionada, o grupo escolhido para a investigação foi o grupo do Básico. O tema escolhido foi “O ensino do piano no conservatório: técnica na resolução de problemas de performance”, onde foram observadas deficiências técnicas dos alunos para as quais se criaram exercícios específicos para a sua resolução, tendo como grupo de estudo o Básico. O relatório divide-se em quatro partes: Caracterização da Prática de Ensino Supervisionada, Enquadramento teórico, Estudo empírico e Conclusão.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Giliberti, Patrizia; Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents