Document details

Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumento

Author(s): Afonso, Tiago José Oliveira

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/5293

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Técnica violinística; Exercícios para violino; Suzuki; Havas; Rolland; Violin technique; Exercises for violin; Domínio/Área Científica::Humanidades


Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.

O presente trabalho, inserido nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto, está dividido em duas partes. Inicialmente, será apresentada a investigação do Projeto de Ensino Artístico e, seguidamente, será apresentado o dossier sucinto da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2013/2014. Parte I Foi feita uma reflexão sobre o estado da arte: O violino é um instrumento que requer a adoção de posturas um pouco antinaturais exigindo níveis de ativação muscular constantes e a otimização da coordenação e da motricidade fina. Para que seja possível exprimir sentimentos através da música, é fundamental o domínio da técnica violinística. Devido à elevada plasticidade neuronal, a infância é a melhor idade para desenvolver a coordenação e a motricidade fina, essenciais para a aquisição de uma técnica violinística que permita a exploração da expressão musical. Existem, na literatura dedicada ao violino, diversos exercícios para trabalho técnico. No entanto, trata-se de bibliografia maioritariamente escrita em inglês e de difícil compreensão por parte das crianças entre os 6 e os 10 anos. Parte II A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada na Academia de Música de Paços de Brandão sob a orientação da professora Alexandra Trindade. Ao longo das aulas individuais de instrumento de uma aluna do segundo grau foram trabalhadas várias obras, escalas e vários estudos de acordo com o grau de ensino em questão, foram incutidos hábitos de estudo, foram fornecidas ferramentas para alcançar o sucesso nas dificuldades e otimizar o seu estudo e, para além de outros aspetos, foram realizados exercícios técnicos de forma a melhorar as suas caraterísticas técnicas. A aluna cumpriu de forma satisfatória os objetivos das aulas e adquiriu as competências exigidas para concluir o segundo grau de instrumento. Na disciplina de classe de conjunto, os objetivos propostos no início do ano letivo foram cumpridos e superados e o trabalho, não só de conjunto, mas também de naipes, teve os seus resultados na excelência do trabalho final apresentado. O principal objetivo deste Projeto de Ensino Artístico é a compilação e a adaptação de exercícios da técnica violinística para crianças entre os 6 e os 10 anos de idade. Trata-se de uma revisão da literatura e, portanto, de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Para cada exercício sugerido são apresentadas as compilações de diferentes pedagogos, seguindo-se a descrição detalhada do exercício para professores e pais e, por último, para as crianças entre os 6 e os 10 anos. VIII Muito embora este trabalho contribua para a revisão e exploração da literatura existente, são necessários trabalhos experimentais futuros sobre a adaptação dos exercícios à faixa etária em questão, de modo a complementar este projeto.

Abstract: This work, inserted in the course of Supervised Teaching Practice of the Masters and the Arts Education Project in Music Education - instrument and ensemble lessons - is divided into two parts. Initially, it will be presented the investigation of Arts Education Project and then the summary dossier of supervised teaching practice held throughout the school year 2013/2014 will be presented. Part I A reflection on the state of the art was done: the violin is an instrument that requires the adoption of unnatural postures, with high demanding levels of muscle activation and constant optimization of coordination and fine motor skills. To be able to express feelings through music, it is fundamental to command the violin technique. Due to the high neural plasticity, childhood is the best period to develop coordination and fine motor skills, essential to the acquisition of a violin technique that allows the exploration of musical expression. There are in the literature devoted to violin, various exercises for technical work. However, they are mostly written in English and hence difficult to be understood by children ranging 6 to 10 years old. Part II The Supervised Teaching Practice was held in Paços de Brandão Music Academy under the guidance of the teacher Alexandra Trindade. Over the individual classes of a second grade instrument student several works, scales and studies were worked according to the level of education in question, study habits were instilled, skills were provided to achieve success on the difficulties and optimize her study and, in addition to other aspects, technical exercises were carried out in order to improve her technical skills. The student has satisfactorily fulfilled the objectives of the lessons and has acquired the skills required to complete the second grade of the instrument lessons. In the ensemble lessons the goals defined at the beginning of the school year have been met and overcome and the work, not only tutti ensembles but also the section reherseals, contributed to the excellence of the final work presented. The aim of this Arts Education Project is the compilation and adaptation of violin technical exercises for children aged 6 to 10 years old. This is a literature review and therefore an exploratory qualitative study. For each suggested exercise compilations of different teachers are presented, followed by a detailed description of the exercise for teachers and parents and, finally, for children between the ages of 6 and 10 years old. Despite its contributes to the review and exploration of the existing literature, this work still needs future experimental work on the adaptation of the exercises to the age group in question, so as to complement this project.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Trindade, Augusto Daniel de Oliveira
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents