Document details

Fatores de sucesso/insucesso escolar numa criança com PHDA no 1.º ciclo do ensino básico : um estudo de caso

Author(s): Inácio, Cristina Isabel Alves Coelho

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/5311

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): PHDA; Sucesso/insucesso escolar; Professor; Formação; Aprendizagem; ADHD; Success/school failure; Teacher; Formation; Learning; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Esta investigação visa compreender quais os fatores que estão na base do insucesso escolar de um aluno com perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) a frequentar o 1.º Ciclo do ensino básico e quais os fatores a ter em conta para se promover o sucesso educativo desse mesmo aluno. Os problemas de comportamento e de aprendizagem em contexto escolar são uma das principais preocupações para professores, pais, psicólogos e, de uma forma geral, para todos aqueles que se interessam pelas questões educativas. Deste modo, torna-se fundamental agir o mais cedo possível, sendo muito importante que se possam compreender estas crianças, bem como os seus problemas de comportamento, para que se utilizem métodos e estratégias adequados. Almeja-se assim, melhorar não só a sua aprendizagem, mas também a relação destes alunos com os seus pares e com os adultos que com eles interagem, dando-lhes a possibilidade de alcançarem o sucesso educativo. A nível metodológico é feita uma abordagem à investigação qualitativa em educação, incidindo particularmente no estudo de caso. Considerando os resultados obtidos, pretende-se fazer uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e estratégias de ensino adequadas a alunos com PHDA, tendo em vista a promoção do sucesso educativo dos mesmos. Com esta investigação, almeja-se envolver ainda mais os docentes nesta problemática e contribuir para um melhor conhecimento das metodologias e estratégias a adotar em contextos de sala de aula e familiar.

This research aims to understand what factors underlie the academic failure of a student with Hyperactivity disorder with intention of Deficit (ADHD) to attend the 1st cycle of basic education and the factors to be taken into account to promote success of that student. The behavioral problems and learning in schools are a major concern for teachers, parents, psychologists and, in general, for all those who are interested in educational issues. Thus, it is important to act as soon as possible, it is very important that they understand these children and their behavioral problems, that they use appropriate methods and strategies. Aims to thus improve not only their learning but also the relationship of these students with their peers and with adults who interact with them, giving them the chance to achieve educational success. The tier is made an approach to qualitative research in education, focusing particularly in the case study. Considering these results, it is intended to reflect on the pedagogical practices and teaching strategies appropriate to students with ADHD, with a view to promoting educational success thereof. With this research, we aimed to further engage teachers in this issue and contribute to a better understanding of the methodologies and strategies to adopt in classroom contexts and family.

Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Contributor(s) Inácio, Cristina Isabel Alves Coelho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents