Document details

Conservação e valorização de Asphodelus bento-rainhae P.Silva e Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martínez da Beira Interior

Author(s): Delgado, Fernanda Maria Grácio

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/544

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Asphodelaceae; Actividade fago-inibidora; Germinação; Lamiaceae; Morfologia; Óleos essenciais


Description

Tese apresentada ao Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Doutor em Engenharia Agronómica.

A protecção da biodiversidade vegetal e a exploração sustentada do seu potencial utilitário, foram as duas estratégias de base para o desenvolvimento deste trabalho que decorreu, maioritariamente na Beira Interior. A escolha das espécies teve como objectivos: pela via conservacionista, o estudo da espécie endémica com distribuição restrita à vertente Norte da Serra da Gardunha, espécie prioritária e em Perigo Crítico de Extinção, Asphodelus bento-rainhae P. Silva e, pela via utilitária, o estudo da espécie endémica do sudoeste da Península Ibérica, Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martínez. Para A. bento-rainhae a germinação das sementes após quebra de dormência relacionada com inibição tegumentar e a viabilidade das mesmas, recentemente colhidas e após dois anos de conservação foram avaliadas. Os resultados indicam que o tratamento de escarificação mecânica por corte da testa das sementes foi o mais eficaz para quebrar a dormência existente nas mesmas. Verificou-se que a propagação predominantemente vegetativa da espécie nos locais de estudo, provavelmente, tem influência na homogeneidade morfológica dos exemplares estudados. Constataram-se decréscimos significativos no desenvolvimento dos órgãos florais e frutos em parcelas com elevado sombreamento, indiciando uma preferência da espécie para orlas e zonas com boa exposição solar, sendo, certamente, a estratégia a definir nos repovoamentos a estabelecer nos planos de reforço populacional a longo prazo. No que concerne aos estudos das características morfológicas e genéticas, efectuados com L. luisieri em quatro populações distintas (Vila Velha de Ródão, Mata, Casal da Fraga e Penamacor), verificou-se que, a de população de Vila Velha de Ródão, apresentou maior variabilidade. Pela fragmentação do habitat e baixa acção antropomórfica, leva-nos a supor ser a população mais antiga e mais adaptada à conservação. A composição química e actividade biológica foram também estudadas durante os anos de 2005 e 2006 nas quatro populações. Em 2006, foi estabelecido um campo de produção, em Castelo Branco, com a população de Penamacor, por apresentar melhores resultados em testes de bioactividade. A partir de folhas e inflorescências de exemplares deste campo, testou-se a actividade fago-inibidora nos anos de 2006 e 2007. Em 2009 estudou-se a composição química em diferentes estados fenológicos. O óleo essencial das quatro populações apresentou em comum o composto maioritário acetato de trans-a-necrodilo. A população cultivada manteve ou incrementou a sua actividade fago-inibidora. Verificou-se que a maior percentagem de compostos com acção fago-inibidora ocorreu em extracções de inflorescências em inicio de floração. A influência de 2 anos de conservação dos diásporos das quatro populações na germinação, foi estudada, tendo-se concluído não ocorrer diminuição significativa da capacidade germinativa.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo