Document details

Oficina de grandezas e medida – uma proposta criativa

Author(s): Afonso, Marta Sofia Apolinário

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/5805

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Educação pré-escolar; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Educação matemática; Oficina de medida; Childhood education; Primary education; Mathematics education; Masurement workshop; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O Relatório de Estágio apresentado foi desenvolvido a fim de concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Neste está retratado o trabalho desenvolvido na Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo também apresentado o desenvolvimento de uma investigação com o tema: “Oficina de grandezas e medida – Uma proposta criativa”. Nos primeiros dois capítulos é relatado, detalhadamente, o trabalho referente à Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Em ambos os capítulos apresentamos a caracterização do meio e do grupo de crianças, as atividades implementadas e as reflexões realizadas durante a prática. Para além disso, o final de cada capítulo é destinado a uma reflexão global sobre a prática. O último capítulo é referente à investigação realizada na Associação Jardim de infância Dr. Alfredo Mota com um grupo de crianças de 5 anos e na Escola Básica Cidade de Castelo Branco com uma turma de 1.º ano de escolaridade, tendo como objetivo dar resposta à seguinte questão-problema: Em que medida a realização de tarefas práticas e/ou exploratórias envolvendo grandezas físicas num contexto de oficina de matemática contribui para aprendizagens ativas e significativas? Com base na questão-problema definimos os seguintes objetivos do estudo: 1) Conceber e desenvolver uma Oficina Criativa de Medida que favoreça experiências de aprendizagem ativas e significativas de conteúdos curriculares do domínio “Medida” em educação pré-escolar (crianças de 5 anos) e no 1.º CEB (alunos 1.º ano de escolaridade); 2) Construir e avaliar recursos didáticos (tarefas e materiais manipuláveis) ajustados às orientações atuais para a abordagem da Medida; 3) Evidenciar o valor das atividades realizadas na Oficina Criativa de Medida para a aprendizagem da Medida (atributos mensuráveis dos objetos, unidade de medida e processos de medição) na educação pré-escolar e no 1.º CEB. De forma a dar resposta à questão-problema, optamos por um desenho de investigação-ação com base num paradigma qualitativo. Deste modo, utilizamos como instrumentos de recolha de dados: observação participante, notas de campo, registo fotográfico, entrevista, questionário e registos das crianças. Relativamente à análise de dados, recorremos à análise de conteúdo tendo em consideração as categorias de análise definidas e os critérios de idoneidade didática. A análise dos dados e os resultados obtidos sustentam a conclusão de que as atividades realizadas em contexto de Oficina Criativa de Medida contribuíram para aprendizagens ativas e significativas das crianças envolvidas no estudo.

The internship report presented was developed with the objective to conclude my Master Degree in Pre-school and Primary education taken in the Polytechnic Institution of Castelo Branco. In this report is portrayed the work developed during supervised experience in Pre-school and Primary education and also an investigation with the topic: “Workshop of greatness and measure - A creative proposal” In the first two chapters, it is explained in detail, the work done regarding supervised experience in Pre-school and Primary education. In both of these chapters are represented the characteristics of the environment and the group of children, the activities implemented and the thoughts accomplished during the tasks. At the end of each chapter there is also a global summary of the tasks. The last chapter regard an investigation that took part in the Kindergarten Dr. Alfredo Mota with a group of children with 5 years old and also at the Primary School in the city of Castelo Branco with a class from the 1st year, with the objective of answering the following question: how does the accomplishment of practical and/or exploratory tasks of measure into context of workshop favors meaningful learning experiments of children’s of Pre-school and Primary School education? Based on this question we defined the following objectives for the study: 1) Conceive and develop a creative measurement workshop that active and meaningful learning experiences of curricular contents of the "Measure" domain in Pre-school and Primary school; 2) Construct and evaluate didactic resources (tasks and manipulative materials) adjusted to the current guidelines for the didactic approach of the Measure; 3) Point out the value of the activities carried out in the Workshop Measure for learning measurable attributes of objects, unit of measurement and measurement processes in pre-school and primary education. To be able to answer these questions, we decided to use the investigation method of action-investigation based on a quality paradigm. To collect the data we decided to use the following instruments: participant observation, field notes, photographic record, interview, questionnaire and children’s registers. Regarding the data analysis, we analyzed the content taking into consideration the analysis categories defined and the didactical suitability criteria. The analysis of the data and the results obtained support the conclusion that the activities carried out in the context of the Creative Measurement Workshop contributed to the active and meaningful learning of the children involved in the study.

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
Contributor(s) Afonso, Marta Sofia Apolinário
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents