Document details

Variação do teor de extractivos e lenhina Klason em madeiras de Castanheiro e Carvalho que serviram de base para o envelhecimento de aguardentes vínicas

Author(s): Carmona, Clarisse Pires

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/601

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Extractivos; Lenhina; Castanheiro; Carvalho; Fragmentos de madeira


Description

Os sistemas de envelhecimento de aguardentes vínicas têm sido alvo de investigações, de modo a diminuir os custos e o tempo de duração a eles associados. No presente trabalho avaliou-se os teores de extractivos e de lenhina Klason em fragmentos de madeira adicionados a depósitos de aço inoxidável onde foi envelhecida a aguardente. Utilizaram-se duas formas de fragmentos, dominós e tábuas, de carvalho e castanheiro analisados antes do envelhecimento e 30 meses depois. Os resultados obtidos revelam que a espécie botânica teve influência significativa no teor de extractivos bem como no teor de lenhina Klason e lenhina total. O factor forma teve igualmente influência significativa no teor de extractivos e no teor de lenhina Klason.

Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em tecnologia e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Anjos, Ofélia Maria Serralha dos; Caldeira, Ilda Maria Justino
Contributor(s) Carmona, Clarisse Pires
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents