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O contributo da Nintendo Wii® no âmbito da educação física em crianças da educação pré-escolar

Author(s): Santos, Tânia Raquel Farinha

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/6026

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Educação física; Motricidade infantil; Nintendo Wii®; Tecnologias de informação e comunicação (TIC); Child motricity; Information and communication technologies; Physical education; Nintendo Wii®; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O presente Relatório de Estágio foi concretizado no âmbito do cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Neste relatório é apresentado o culminar da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como também a investigação “O contributo da Nintendo Wii® no âmbito da Educação Física em crianças da Educação Pré-Escolar”. Esta teve como objetivos: promover a introdução dos recursos digitais em atividades relacionadas com a expressão motora; analisar o efeito da prática de atividades motoras realizadas com a Nintendo Wii®; identificar mudanças no seu desenvolvimento motor resultantes da prática no ambiente virtual. Optámos por combinar dois grandes paradigmas da investigação: qualitativo e quantitativo. Tratou-se de uma descrição detalhada dos fenómenos no contexto e da análise de dados estatísticos. Nesta útlima, foram realizados dois testes no SPSS: Wilcoxon e Mann-Whitney. A metodologia mista combinou investigação-ação, na medida que contou com a observação e envolvimento da investigadora, tendo um papel ativo na interação com os sujeitos; e estudo de caso, de carácter exploratório, porque não foram encontradas investigações que envolvessem a Nintendo Wii® no âmbito da Educação Pré-Escolar. A investigação decorreu na Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota, num grupo de 22 crianças de 5 anos. Contudo, devido às limitações de tempo e espaço e à particularidade do estudo, optámos por realizar o estudo com 11 crianças: 6 pertencentes ao grupo experimental (utilizaram a Nintendo Wii®) e 5 ao grupo de controlo (não utilizaram a Nintendo Wii®). Estas crianças realizaram avaliações, no início e no final da investigação, de alguns fatores psicomotores (equilíbrio, praxia, noção do corpo e lateralidade), presentes na Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca. As técnicas e instrumentos de recolha de dados adotados foram: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; BPM; entrevista semiestruturada a 3 educadoras e questionários aos encarregados de educação. A implementação deste estudo realizou-se em 7 sessões. Nestas utilizou-se a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (2 Wii Remote e 1 Balance Board). As primeiras tentativas foram aquelas que manifestaram mais dificuldade, como era natural de ter ocorrido. Nas atividades seguintes houve uma melhoria porque as crianças se foram apercebendo dos movimentos e das execuções que eram requeridas. Verificou-se espírito colaborativo entre as crianças, competição saudável, a pontuação era catalisadora e motivadora para que as crianças se pudessem ir superando e os sucessos geraram maiores sentimentos de autoestima. Os resultados obtidos após a intervenção vieram demonstrar que as crianças do grupo experimental, comparativamente com as do grupo de controlo, evidenciaram melhorias globais nas habilidades motoras testadas.

The present Internship Report was accomplished in the scope of fulfilment of the necessary requirements for obtaining the master's degree in Pre-School Education and First Cycle by the School of Education of the Polytechnic Institute of Castelo Branco. In this report we present the culmination of the Supervised Practice, as well as the investigation entitled: "The contribution of Nintendo Wii® in the scope of Physical Education in children of Pre-School". The purpose of this study was to: promote the introduction of digital resources in activities related to motor expression; analyse the effect of practicing motor activities performed with the Nintendo Wii®; identify changes in their motor development resulting from practice in a virtual environment. We have chosen to combine two major research paradigms: qualitative and quantitative. This was a detailed description of the context phenomenon’s and analysis of statistical data. In this last one, two SPSS tests were performed: Wilcoxon and Mann-Whitney. The mixed methodology combined action and research, with observation and involvement from the researcher itself, playing an active role in the interaction with the subjects; and an exploratory case study, because few investigations involving Nintendo Wii® in the context of Pre-School Education were found. The research was conducted at the Alfredo Mota kindergarten, with a group of 22 children aged 5 years. However, due to the limitations of time, space and the specific study purposes, we chose to carry out the study with 11 children: 6 from the experimental group (using Nintendo Wii®) and 5 from the control group (they did not use the Nintendo Wii®). These children were evaluated in the beginning and in the end of the investigation for several psychomotor factors (balance, praxis, body notions and laterality), present in Vítor Fonseca's Psychomotor Battery (BPM). The techniques and instruments of data collection adopted were: participant observation; field notes; audio-visual media; BPM records and semi-structured interview with 3 educators and questionnaires to the parents. The implementation of this study was carried out in 7 sessions. These included the Nintendo Wii® and its accessories (2 Wii Remote and 1 Balance Board). The first attempts were those that manifested more difficulty, as was natural to have occurred. In the following activities there was an improvement because the children became aware of the movements and the executions that were required. There was a collaborative spirit among the children, healthy competition, the score was catalysing and motivating for the children to be able to overcome, and the successes generated greater feelings of self-esteem. The results obtained after the intervention showed that the children in the experimental group, compared with those in the control group, showed global improvements in the motor skills tested.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Honório, Samuel Alexandre de Almeida
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
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