Document details

O contributo das narrativas visuais para a aceitação da diversidade cultural – uma experiência com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Author(s): Bartolomeu, Jéssica Diogo

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/6104

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Literatura para a infância; Narrativas visuais; Diversidade cultural; Identidade pessoal; 1.º ciclo do ensino básico; Children’s literature; Visual narratives; Cultural diversity; Personal identity; Primary education (1st Cycle of Elementary School); Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da nossa Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. A Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar foi desenvolvida com um grupo de crianças de 3 anos de idade. A Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvida com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e incluiu a componente investigativa que tem como tema: “O Contributo das Narrativas Visuais para a Aceitação da Diversidade Cultural – uma Experiência com Crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. O tema de investigação surge como uma tentativa de resposta a uma preocupação pessoal face à crescente diversidade cultural nas escolas, pretendendo averiguar qual o contributo da Literatura para a Infância, em particular dos livros de imagens, na aceitação da diversidade cultural e na compreensão do conceito de identidade pessoal, durante a intervenção pedagógica e socialização ocorrida em contexto escolar. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, onde o investigador dá especial importância à prática, não descurando a reflexão, que pretende identificar problemas e planear estratégias para os ultrapassar. Para tal, recolhemos dados através da observação participante com o auxílio de notas de campo, registos áudio e fotográfico, registos gráficos (guiões dos alunos) e debate. Por fim, para dar resposta aos objetivos da investigação, procedeu-se à análise dos dados recolhidos. Este Relatório apresenta-se como o fim de uma etapa preenchida por muitas aprendizagens e experiências que nos marcaram para a vida. A Prática Supervisionada ajudou-nos a crescer como profissionais mas também a nível pessoal.

This Internship Report emerges due to our supervised practice in Pre-School Education and Primary Education (1st cycle of Elementary School), integrated in the cycle of studies for a Master degree in Pre-School Education and Primary Education (1st Cycle of Elementary School) taught in Escola Superior de Educação de Castelo Branco. The supervised practice in Pre-School Education was carried out with a group of three year old children. The supervised practice in Primary Education (1st Cycle of Elementary School) was carried out with a 3rd grade class in Primary School and it also included a research work on the theme “The Contribution of Visual Narratives to accept Cultural Diversity - an Experiment with Children in Primary Education (1st Cycle of Elementary School) ". The research theme emerged due to a personal concern in order to find a solution for the cultural diversity which is increasing in schools. The aim was to find out what contribution does Children’s literature, especially picture books, have in accepting cultural diversity and understanding the concept of personal identity, during socialisation and pedagogical intervention in school. The methodological option used was the action research where the researcher gives special attention to the practice, keeping in mind the reflection in order to identify problems and define strategies to overcome the problems found. To make this possible we were active observers and collected data through field notes, audio and photographic records, graphic records (student scripts) and debate. At the end the data collected were analyzed in order to achieve the aims of the research. This report is the end of a stage which was filled with lots of learning and experiments that have marked us for life. We have developed professional and personally with the supervised practice.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pires, Maria da Natividade Carvalho
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents