Document details

Atividade física e desenvolvimento motor de crianças do pré-escolar : o efeito da atividade físico-motora orientada semanal sobre as habilidades locomotoras e manipulativas de crianças de 3 e 4 anos de idade

Author(s): Gonçalves, Filipe Roque

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/6175

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Desenvolvimento motor; Atividade físico-motora orientada; Habilidades locomotoras; Habilidades manipulativas; Motor development; Guided physical-motor activity; Locomotor skills; Manipulative skills; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais


Description

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física – Motricidade Infantil.

O desenvolvimento motor (DM) é um processo contínuo de mudanças que o indivíduo sofre com a maturação e crescimento ao longo da vida. Inicia-se com reflexos primitivos, progredindo para movimentos posturais, locomotores e finalmente, para movimentos manipulativos contemplando as interações entre diversos fatores, como individuais estruturais e funcionais, do envolvimento e tarefas, que levam a essas alterações, ao longo de várias fases do desenvolvimento. No entanto, as mudanças mais visíveis e acentuadas, ocorrem nos primeiros anos de vida, enquanto criança. O objetivo deste estudo foi saber se a quantidade de prática de um programa semanal de atividade físico-motora orientada, ministrada nas Atividades de Enriquecimento Curricular no Pré-escolar desenvolvido durante 4 meses, influencia o DM de crianças de 3 e 4 anos de idade, ao nível das habilidades locomotoras e manipulativas e saber se há diferenças quando se tem em conta a variável sexo. A amostra foi constituída por 44 crianças com idades de 3 e 4 anos, com prática de atividade física diferenciada (um grupo, realizava duas aulas semanais e o outro grupo, realizava três aulas semanais). O instrumento usado para recolha de dados foi o TGMD-II (Test Of Gross Motor Developmnent), proposto por Ulrich (2000), que permitiu estudar as várias habilidades locomotoras e manipulativas. Quanto às provas estatísticas começamos por testar a normalidade da distribuição dos dados da amostra através do teste de Shapiro-Wilk (N ≤30). Nas amostras com distribuição normal (Sig.>0,05,), utilizamos os testes paramétricos T-Student para amostras emparelhadas e o teste de T-Student para amostras independentes. Nas amostras onde a distribuição não era normal, (sig.<0,05), foi utilizado o teste de Wilcoxon para as amostras emparelhadas e o teste de Mann-Whitney para as amostras independentes. Recorremos ainda ao método de inferências baseadas na magnitude dos efeitos (d-Cohen). Os resultados mostram que as crianças independentemente do número de aulas melhoraram os seus desempenhos entre o pré-teste e o pós-teste ao nível das habilidades locomotoras, manipulativas e desenvolvimento motor global. As diferenças foram apenas significativas ao nível das habilidades locomotoras e quociente de desenvolvimento motor. Na comparação entre grupos, as crianças que foram submetidas a 3 aulas por semana, obtiveram resultados superiores, relativamente às que foram submetidas apenas 2 aulas por semana, no entanto as diferenças apenas se mostraram significativas ao nível das habilidades manipulativas. Quer as crianças do sexo masculino quer as crianças do sexo feminino independentemente do número de aulas, melhoraram significativamente os seus resultados nas habilidades locomotoras e desenvolvimento motor global e apenas as crianças do sexo masculino com 3 aulas semanais apresentaram resultados significativamente superiores relativamente às crianças com 2 aulas ao nível das habilidades manipulativas. As principais conclusões demonstraram que a prática desenvolvida ao longo dos 4 meses de intervenção foi benéfica para todas as crianças independentemente do sexo a que pertencem uma vez que melhoraram os seus resultados. As crianças que foram submetidas a 3 aulas por semana, obtiveram resultados superiores às que foram submetidas a apenas 2 aulas por semana e a variável sexo não se mostrou como um fator diferenciador.

The motor development (DM) is a continuous process of changes that the individual undergoes with maturation and growth throughout life. It begins with primitive reflexes, progressing to postural movements, locomotives and finally, to manipulative movements contemplating the interactions between several factors, such as individual structural and functional, of the involvement and tasks, that lead to these changes, throughout several phases of development . However, the most visible and noticeable changes occur in the first years of life as a child. The objective of this study was to know if the amount of practice of a weekly program of physical-motor-oriented activity, given in the Activities of Curricular Enrichment in Preschool developed during 4 months, influences the DM of children of 3 and 4 years of age, at the level of the locomotor and manipulative abilities and to know if there are differences when the variable sex is taken into account. The sample consisted of 44 children with ages of 3 and 4 years, with practice of differentiated physical activity (one group, two weekly classes and the other group, three weekly classes). The instrument used for data gathering was the TGMD-II (Test of Gross Motor Development), proposed by Ulrich (2000), that allowed to study the various locomotor and manipulative abilities. Regarding the statistical tests, we started by testing the normality of the distribution of the sample data through the Shapiro-Wilk test (N ≤30). In the samples with normal distribution (Sig.> 0.05), we used the T-Student parametric tests for paired samples and the T-Student test for independent samples. In the samples where the distribution was not normal (<0.05), the Wilcoxon test was used for the paired samples and the Mann-Whitney test for the independent samples. We also used the method of inference based on magnitude of effects (d-Cohen). The results show that children regardless of the number of classes improved their performances between the pre-test and the post-test in terms of locomotor skills, manipulation and overall motor development. The differences were only significant at the level of locomotor skills and motor development quotient. In the comparison between groups, the children who were submitted to 3 classes per week, obtained superior results, compared to those that were submitted only 2 classes per week, however the differences only showed significant at the level of the manipulative abilities. Both male children and female children regardless of the number of classes significantly improved their results in locomotor skills and overall motor development, and only male children with 3 weekly classes presented significantly superior results than children with 2 classes at the level of manipulative skills. The main conclusions demonstrated that the practice developed over the 4 months of intervention was beneficial for all children regardless the sex to which they belong as they improved their results. The children who were submitted to 3 classes per week, obtained superior results to those that were submitted to only 2 classes per week and the sex variable was not shown as a differentiating factor.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Serrano, João Júlio de Matos
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents