Document details

Os sensores que medem o vento e o som: as tecnologias digitais móveis na promoção de conceitos matemáticos em educação pré-escolar

Author(s): Brito, Rita ; Costa, Vera

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/11646

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Sensores eletrónicos; Tecnologias digitais móveis; Conceitos matemáticos; Educação pré-escolar; Crianças 3-6 anos; Metodologia de trabalho por projeto; Organização e tratamento de dados; Eco-Sensors4Health; LISBOA-01-0145-FEDER-023235


Description

As tecnologias digitais (TD) devem ser colocadas ao serviço das crianças, estimulando a sua curiosidade e aprendizagem. Para além disso, é importante as crianças contactarem com TD de modo a adquirirem tech-handling skills (competências de manuseamento de tecnologias), devendo manuseá-las, explorá-las e aprender-fazendo quando as utilizam. Pretende-se com este artigo dar a conhecer a realização de um projeto na valência de educação pré-escolar, com recurso às TD. O projeto teve como objetivo a exploração de conceitos matemáticos por parte das crianças, como a medição, a organização e tratamento de dados, nomeadamente a recolha de dados, a sua representação em gráficos. Para estas explorações, as crianças tiveram ao seu dispor dois tablets, um sensor de velocidade de vento e um sensor de medição do nível sonoro. Foi utilizada a metodologia de trabalho de projeto, o que significa que a criança foi implicada em processos investigativos, numa lógica socioconstrutivista, sendo agentes principais em todo o desenrolar das atividades. As crianças apropriaram-se facilmente das tecnologias móveis para recolher os dados, analisando-os e retirando conclusões. Sendo este um estudo exploratório, no final apresentam- -se atividades futuras para continuação e aprofundamento do projeto apresentado.

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents