Document details

Estilos de aprendizagem dos alunos de administração: Um estudo empírico aplicado em Instituições de Ensino Superior Portuguesas

Author(s): Pereira, João Manuel do Freixo ; Carvalho, Luísa Margarida Cagica ; Dias, Rui Manuel Teixeira Santos ; Backx Noronha Viana, Adriana

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/12295

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Cursos de administração; Estilos de aprendizagem; Ensino superior.; Management business course; Learning style; Higher education


Description

Artigo publicado em revista científica internacional

Esta investigação pretende identificar os estilos de aprendizagemdos estudantes portugueses de cursos de administração, possibilitando assim identificar formas efetivas de promover o ensino-aprendizagem. O desenvolvimento da pesquisa divide-se em duas partes: abordagem teórica e análise e discussão dos resultados obtidos atendendo à estruturação dos principais estilos de aprendizagem dos estudantes de administração caracterizados a partir do modelo de Felder e Silverman. Os dados foram recolhidos em três instituições de ensino superior portuguesas e procuram contribuir para a implementação de melhorias no processo de aprendizagem destes estudantes, contribuindo para o planejamento adequado de estratégias de aprendizagem que visem o sucesso educativo. A análise estatística dos dados foi realizada através do software SPSS, versão 25.0 para Windows, envolvendo medidas de estatística descritiva e estatística inferencial. Os resultados do estudo são consistentes com os achados na literatura em contextos similares, sugerindo que os estilos de aprendizagem variam em função do indivíduo, e no que concerne ao gênero, variável ainda relativamente pouco estudada, supostamente as alunas utilizam significativamente mais as estratégias cognitivas do que os alunos.

This research aims to identify the learning styles of Portuguese higher education students in business administration, and in return to enable the identification of effective ways to foster the teaching-learning process. The research is divided into two parts: a theoretical approach and the analysis and discussion of the results obtained in light of the learning style of these students as characterized by the Felder- Silvernman model. The data were collected from 3 Portuguese Higher Education Institutions and seek to contribute to the improvement of the learning process in business management courses and to provide for adequate planning of learning strategies aimed at educational success. The statistical analysis of the data was performed with SPSS version 25.0 for Windows and included both descriptive and inferential statistics. The results of the study are consistent with the findings in the literature in similar contexts, suggesting that learning styles vary according to the individual. Regarding gender, a variable that has been studied relatively little to date, there is also evidence in the study that female students seem to use cognitive strategies significantly more than their male counterparts.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents