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Avaliação estratégica de relações públicas em tecnologias de consumo: a Sony Ericsson e o Estoril Open

Author(s): Luz, Maria Raquel Rocha

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/2973

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Relações públicas; Avaliação estratégica; Consumo; Estratégias de comunicação; Sony Ericsson; Estoril Open


Description

O relatório que se segue desenvolveu-se em torno das conclusões retiradas relativamente à eficácia da estratégia de comunicação da Sony Ericsson que terminou com uma acção específica no Estoril Open. Para a realização deste estudo definiram-se os objectivos que guiaram o Estágio, assentes no desenho e descrição da estratégia desenvolvida para o evento, de forma a avaliar os resultados que essa estratégia obteve. O Estágio foi realizado na Tinkle, a consultora de comunicação que trabalha com a Sony Ericsson. Para a realização da estratégia foi tido em conta o Ciclo de Vida da Adopção de Tecnologias de Moore (2002), assumindo que a Sony Ericsson opera principalmente num Mercado Maioritário, onde está presente a Maioria Inicial. A estratégia teve assim como principal objectivo o reconhecimento, a associação da marca ao ténis feminino, a aproximação a um público específico e a apresentação dos equipamentos recentes. A avaliação estratégica desenvolveu-se com as ferramentas de Output, Outtake e Outcome. Aqui destaca-se a dificuldade em medir o Outcome, assim como a medição do Outtake que também fora limitada devido aos critérios escolhidos. As dificuldades na avaliação da estratégia estiveram assim intimamente relacionadas com a falta de uma definição de objectivos claros em termos de Outcome e Outtake, mas também com a falta de critérios de medição de Output. Por fim, resta salientar a importância da continuidade deste estudo em futuras investigações para se concluir objectivamente sobre a activação da Sony Ericsson em Portugal, relativamente ao ténis feminino.

ABSTRACT: This report was developed around the conclusions taken about the effectiveness of the Sony Ericsson communication strategy which has ended with a specific action in Estoril Open. For this study, the objectives that guided the internship based on strategy design and description developed for the event were defined in order to evaluate the results achieved by the same strategy. The internship was performed at Tinkle, a communication consultant who works with Sony Ericsson. To carry out the strategy, we used Moore’s (2002) Technology Adoption Lifecycle assuming that Sony Ericsson operates in a Mainstream Market, where the Early Majority is present. The main strategy objectives were the acknowledgement, the brand association with women tennis, the approach to a specific public and the presentation of the latest equipment. The strategic evaluation was developed with Output, Outtake and Outcome tools. We highlight the difficulty in measuring the Outcome and the Outtake, which were also limited due to the criteria chosen. The difficulties in strategy evaluation were so closely related to the lack of a definition of clear objectives in terms of Outcome and Outtake, but also with the lack of criteria for measuring Output. Finally, the need of continuing this study in future investigations was highlighted, concluding objectively on the activation of Sony Ericsson in Portugal, on the matter of women's tennis.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Habib, Nadim; Antunes, Sandra
Contributor(s) RCIPL
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