Document details

A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional

Author(s): Gomes, Rafaela Carla Rodrigues

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3748

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Educação positiva; Técnica de dança clássica; Motivação; Estratégia pedagógica; Positive education; Classical dance technique; Motivation; Pedagogical strategy


Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.

O presente relatório final de estágio surge no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e descreve e reflecte toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, enquadrada na disciplina de Técnica de Dança Clássica na turma do 3º Ano B da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Neste estágio pretendeu-se, como objetivo principal, apurar as teorias da Educação Positiva para posteriormente poder aplica-las em contexto vocacional, assim como noutras situações educativas e de forma a contribuir no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, tendo como princípios as atitudes de respeito mútuo e a cooperação, através do encorajamento, reforço positivo e compreensão aliados à firmeza. A “necessidade de iniciar uma nova era em que se respire positividade e êxito, se construam e se partilhem histórias bem conseguidas, e se criem maneiras de cada um se embrenhar nos pequenos-grandes sucessos de cada dia” (Neto, Marujo, & Perloiro, 1999, p.14) foi a motivação primordial para a escolha deste tema. O estágio desenvolveu-se em quatro fases distintas mas complementares entre si: 1) Fase de observação estruturada; 2) Fase de Participação Acompanhada; 3) Fase de Lecionação; 4) Fase de Colaboração em atividades realizadas pela escola cooperante. Todas as fases foram desenvolvidas tendo sempre em conta os objetivos inicialmente delineados e que nos propusemos atingir. Durante o estágio, pudemos desenvolver várias competências técnicas a nível da planificação, análise, observação, comunicação e de reflexão e tivemos a oportunidade de poder experimentar diferentes metodologias pedagógicas e desenvolver capacidades, atitudes e valores em contexto de ensino vocacional. Assim, a produção deste relatório, e através de uma metodologia de investigação-ação, repercute-se uma análise do trabalho desenvolvido da implementação da Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica e desta forma, permitindo construir estratégias de intervenção pedagógica e de soluções educativas para que as alunas possam, hoje e no futuro, alcançar um melhor desempenho nas aulas.

ABSTRACT - This final report stage arises under the Master course in Teaching Dance , the Escola Superior de Dança of the Instituto Politécnico de Lisboa and describes and reflects all activities and pedagogical intervention in the school community , framed in the discipline of Classical Dance Technique 3rd in class B Year of the Escola de Dança do Conservatório Nacional. At this stage it was intended as the primary objective, to investigate theories of Positive Education subsequently able to apply them in the context of artistic vocations, as well as other educational situations and to contribute in the development of teaching and learning, with the principles of attitudes mutual respect and cooperation, through encouragement, positive reinforcement and understanding coupled with firmness. "Need to start a new era in which it breathes positivity and success, build up and share stories and achieved, and create ways for each of us to venture into small - big hits of the day " ( Neto, Marujo, & Perloiro 1999 , p.14 ) was the prime motivation for choosing this theme. The stage was developed in four distinct phases but complementary to each other : 1) Phase structured observation; 2) Phase Participation Accompanied; 3) Phase Teaching; 4) Stage Collaboration in cooperative activities undertaken by the school. All phases were developed taking into account the objectives initially set and we set ourselves to achieve. During the internship, we develop various technical skills with the planning, analysis, observation, communication and reflection and we had the chance to experience different teaching methodologies and to develop skills, attitudes and values in the context of vocational education. Thus, the production of this report, and through a methodology of action research, reflected by an analysis of the work of implementing the Positive Education applied to Classical Dance Technique and thus allowing to build strategies for educational intervention and education solutions so that students can, today and in the future, achieve better performance in class.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Amorim, Vera
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents