Document details

Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos

Author(s): Cabaço, Paula Cristina da Cruz Serra

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3906

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Literatura infantil; Padrões de repetição; Padrões de crescimento; Pensamento algébrico; Criança; Children’s literature; Repetitive patterns; Growing patterns; Algebraic thinking; Children


Description

Com este estudo pretende-se perceber como se processa a emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos, bem como a sua relação com a exploração da literatura infantil. Para aprofundar e orientar este estudo foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) De que forma pode a literatura infantil contribuir para identificação de padrões por parte de crianças do pré-escolar?; (2) Que estratégias utilizam as crianças para criar, analisar e generalizar padrões repetitivos e de crescimento?; (3) Que estratégias utilizam as crianças para identificar a unidade de repetição de um padrão? e (4) Que fatores influenciam a identificação de padrões? O estudo apresentado foi desenvolvido com um grupo de 16 crianças que frequentam a educação pré-escolar de uma escola particular do distrito de Lisboa e foi realizado com a totalidade das crianças. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa sob o paradigma interpretativo, com ênfase nos significados e nos processos. A investigadora assumiu o duplo papel de docente-investigadora realizando o estudo com o seu próprio grupo e no seu próprio ambiente natural. Como métodos de recolha de dados foram utilizados a observação participante e análise de documentos (registos áudio, vídeo, fotográficos e os produzidos pelas crianças). A recolha de dados ocorreu de outubro de 2013 a abril de 2014. As onze tarefas propostas tinham como base duas histórias de literatura infantil. Os resultados do estudo permitem concluir que as crianças dominam o conceito de padrão de repetição e de crescimento, conseguem identificar a unidade de repetição, criar e analisar padrões de repetição diversos e padrões de crescimento simples, evoluindo de formas mais simples para formas mais complexas, no caso dos padrões de repetição.

ABSTRACT The aim of this study is to understand how the emergence of algebraic thinking takes place in a group of four-year-olds, as well as its relationship to the exploration of children’s literature. To further deepen and guide this study the following research questions have been formulated: (1) How can children's literature help preschoolers identify patterns?; (2) What strategies and thinking processes children use to create, analyze and generalize repetitive and growing patterns?; (3) What strategies do children use to identify the repeating unit of a pattern? and (4) What factors influence the identification of patterns? The present study was developed with a group of 16 preschoolers in a private school in Lisbon, and it was carried out with all children. In order to develop the work, a qualitative research methodology under the interpretive paradigm was chosen, emphasizing meanings and processes. The researcher took on the dual role of teacher-researcher, conducting the study with her own group and in her own natural environment. Participant observation and document analysis (audio and video recordings, images and documents produced by the children) were used as data collection methods. Data collection took place from October 2013 to April 2014. The eleven proposed tasks were based on two children's books. The results of the study indicate that children master the concept of repeating and growth patterns, and they are able to identify the unit of repeat, create and analyze patterns of various simple repeating and growing patterns, evolving from simpler forms to more complex forms, in the case of repetition patterns.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rodrigues, Margarida
Contributor(s) Cabaço, Paula Cristina da Cruz Serra
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents