Document details

«Era uma vez…» o contributo das histórias para a educação pré-escolar

Author(s): Santos, Sara Isabel Paiva dos

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/4105

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Criança; Histórias; Literatura infantil; Géneros literários; Fantasia; Children; Stories; Children’s literature; Literary genres; Fantasy


Description

O presente relatório surge no seguimento da minha Prática Profissional Supervisionada em contexto educativo, nas valências de Creche e de Jardim-de-Infância. Intitulando-se «Era uma vez…», o contributo das histórias para a Educação Pré-Escolar, proponho-me incidir sobre a importância das histórias neste contexto, sendo que o objetivo é explicitar não só a importância de ler, contar e recontar histórias como também a importância da dinamização das mesmas. A diversidade de recursos e técnicas proporcionam atividades lúdicas e educativas, alargando as representações das crianças, através das várias formas de exploração das histórias, o que proporciona um ambiente securizante e dinâmico. Tendo sempre em conta o desenvolvimento holístico das crianças, e portanto, faixa etária em que se encontra, correlacionam-se intencionalidades com a versatilidade que as histórias/livros podem assumir. Para além disso, as histórias e os livros constituem-se como veículos da criatividade, de valores, de conhecimentos, tendo o seu lugar ao nível das diversas áreas do conhecimento. Expressando-se através de uma abordagem qualitativa, em que são reconhecidas às crianças qualidades, competências e capacidades na construção do seu crescimento, incorpora-se também uma abordagem multidisciplinar, focalizada para o saber-estar, para a expressão e comunicação, e para o conhecimento do mundo.

ABSTRACT This report comes from my Supervised Professional Practice in educational context, in the areas of Childcare and Kindergarten . Named «Once upon a time ... », the contribution of stories for Preschool Education, I propose to focus on the importance of the stories in this context, and the goal is to explain not only the importance of reading, telling and retelling stories as well as the importance of their improvement. The diversity of resources and techniques provide recreational and educational activities, extending the representations of children, through different forms of exploration of the stories, which provides a reassuring and dynamic environment. Bearing in mind the holistic development of children, and therefore, the age group they are in, correlate intentions with the versatility that the stories / books can take. In addition, the stories and the books are formed as vehicles of creativity, values, knowledge, and its place across the different areas of knowledge. Expressing itself through a qualitative approach, in which they are recognized to children qualities, skills and abilities in building its growth, it incorporates also a multidisciplinary approach, focused for the civic education, for the expression and communication, and the knowledge of the world.

Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Mary Katherine
Contributor(s) Santos, Sara Isabel Paiva dos
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents