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A importância da participação das crianças em jardim de infância

Author(s): Rios, Mafalda Filipa Fradinho Ribeiro

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/4115

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Criança; Direitos; Participação; Prática pedagógica; Children; Rights; Participation; Pedagogical practice


Description

Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar

O presente relatório pretende ilustrar o trabalho desenvolvido no âmbito da PPS, decorrente do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que decorreu nas valências de creche e jardim-de-infância. Caracterizaram-se os contextos, bem como os atores que deles fazem parte, como o grupo de crianças, a equipa educativa e a família. Esta caracterização tem o seu fundamento no facto de permitir que, de forma pertinente e coerente, sejam definidas as intenções para o trabalho nos contextos, com as crianças, a família e a equipa educativa. Neste relatório, são abordadas as questões da participação ativa das crianças, de JI, nas suas escolhas e na tomada de decisões sobre os assuntos que lhes dizem respeito. Desta forma, surgiu o título do presente relatório – A importância da participação das crianças em jardim-de-infância. É feito um enquadramento teórico, baseado em autores como Trevisian (2010), Tomás (2007), Sarmento (2007) e retratada a evolução dos percursos desta participação, que é desejável que seja não só prevista, mas realmente efetivada. Desta forma, é dada à criança a possibilidade de ser ativa no seu processo de crescimento e aprendizagem. No que diz respeito à metodologia escolhida, considerou-se a ética na investigação com crianças e recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, na qual se privilegiaram as seguintes técnicas e instrumentos de recolha de informação: a observação direta (participante), através da qual foi possível recolher as notas de campo, os registos escritos diários, semanais e fotográficos. Assim, a recolhe de evidências e a observação mais atenta das ações das crianças, permitiu identificar um aspeto mais relevante da Prática Profissional Supervisionada. Desta forma, o presente relatório evidencia a necessidade de dar à criança o direito de participar. Ao fazê-lo, está-se a respeitar a criança enquanto ser competente, capaz de pensar, fazer e decidir sobre o que lhe diz respeito. Esta participação pode ser promovida através da criação de espaços ou momentos da rotina que permitam à criança exprimir-se livremente (Freire, 2011).

ABSTRACT This report intends to illustrate the work developed for the PPS, related to the Masters on Pre-school Education that went on in day-cares and pre-schools. Both the contexts and the actors in them were described, as well as the educational team, the groups of children and their families. This description has its grounds on the fact that it allows us to define the intentions for this work within the context, with the children, their families and the educational team in a pertinent and coherent manner. In this report, I will approach questions such as the active participation of the children, from pre-schools, in their choices and decisions on subjects that concern them. Thus, the title of this report – The importance of the children’s participation in pre-schools. A theoretical framework is recreated and there is a portray of the evolution of the paths in this participation, which is important to predict but also to implement. Hence, the child is given the possibility to be active in his or her process of growth and learning. As far as it concerns the methodology chosen the ethics concerning investigations with children were considered and thus the choice fell upon a qualitative methodology in which the following data gathering techniques and devices were privileged: direct observation (participant), through which I was able to gather field notes and both daily and weekly written records as well as photographic ones.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, Ana
Contributor(s) RCIPL
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