Document details

Práticas de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: a prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade

Author(s): Gomes, Marta Isabel Pereira

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/4249

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): 1.º ciclo do ensino básico; Comprimento; Perímetro; Resolução de problemas; Elementary school; Length; Perimeter; Problems solving


Description

Este relatório final, intitulado A prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade, foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular integrada no mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento consiste a avaliação e a reflexão crítica respeitante à intervenção realizada numa turma de 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola da fre-guesia de Lisboa. Aquando da caraterização deste contexto educativo, listámos um conjunto de potencialidades e fragilidades dos alunos, o qual resultou na identificação da problemática e posterior definição dos objetivos gerais do plano: (i) Desenvolver competências sociais que contribuam para o cumprimento de regras, bem como para a participação ativa na dinâmica da aula; (ii) Desenvolver hábitos de leitura para cons-truir novos conhecimentos; (iii) Escrever para responder a diferentes propostas de tra-balho; (iv) Desenvolver o raciocínio matemático, recorrendo a estratégias diversifica-das. O estudo desenvolvido, referente à área disciplinar de Matemática, teve como objeti-vos: (i) Aplicar o conceito de perímetro, mobilizando conhecimentos relativos à medida de comprimento (na ótica do aluno); (ii) Desenvolver o conceito de comprimento e de perímetro, através da resolução de problemas (na ótica do professor). Neste sentido, e com base em Battista (2006), identificámos os raciocínios mobilizados pelos alunos, os quais integravam diversos níveis de sofisticação. Também verificámos que a resolução de problemas constituiu uma estratégia da aprendizagem, nomeadamente, de concei-tos de Medida. Relativamente à metodologia da investigação, é de referir que os dados recolhidos provieram de diversas técnicas, tais como a observação direta e participante, a entre-vista semi-estruturada e a análise documental.

Abstract This final report The practice of problem solving in the acquisition of the concept of length and perimeter in the 3rd grade, was written as part of Supervised Teaching Practice, in a course of Master Education, Master of Teaching 1st and 2nd Primary School. When this educational context was characterized, we identified the students' strengths and weaknesses, in which was crucial to find a problematic and to define the overall plan objectives: (i) develop social skills that contribute to comply rules and to create the students’ active participation in class dynamics; (ii) develop reading habits to build knowledge; (iii) write to respond to different work proposals; (iv) develop mathematical reasoning using different strategies. The study, which was mainly focused on mathematics, aimed to: (i) understand the concept of perimeter, mobilizing knowledge of the measure of length (from the view-point of the student); (ii) develop the concept of length and perimeter, by solving prob-lems (regardind the teacher’s perspective). In this sense, and based on Battista (2006), the arguments used by the students who revealed several levels of sophistication were identified. It was also found that problem solving was a learning strategy, in particular during exercises that required the use of measure concepts. Regarding the methodology of the research, it should be noted that the data collated using several techniques, which included direct and participant observation, semi-structured interviews and document analysis.

Relatório final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Castro, Joana de
Contributor(s) Gomes, Marta Isabel Pereira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents