Author(s): Cunha, Célia Melo
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/425
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Pavimentos flexíveis; Reabilitação; Reciclagem
Author(s): Cunha, Célia Melo
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/425
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Pavimentos flexíveis; Reabilitação; Reciclagem
Em Portugal os pavimentos flexíveis integram a grande maioria da rede rodoviária, encontrando-se muitos deles no fim da sua vida útil. A reabilitação desses pavimentos é por isso cada vez mais uma preocupação actual, sendo a selecção do processo de reabilitação mais adequado função de aspectos de ordem técnica, económica e ambiental. No que diz respeito à reabilitação de pavimentos rodoviários flexíveis, além das soluções tradicionais, que normalmente passam pela fresagem e aplicação de novas camadas, a técnica de reciclagem, permite que os materiais provenientes das camadas degradadas do pavimento sejam novamente utilizados na reabilitação desse ou de outro pavimento. Esta dissertação procura documentar a técnica de reciclagem de pavimentos flexíveis, que em função de diferentes variáveis com influência no processo construtivo, como seja o local de reciclagem, a temperatura a que se dá o processo e o ligante utilizado, dão origem a diferentes processos construtivos e consequentemente a diferentes tipos de reciclagem. No presente trabalho são apresentados os diferentes tipos de reciclagem de pavimentos flexíveis, suas especificidades, materiais construtivos e fases de construção, bem como as vantagens e desvantagens associadas a cada um dos tipos de reciclagem, de modo a definir em que situação é que cada uma deles constitui uma alternativa viável de reabilitação de um pavimento flexível degradado.