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Retratos de uma musa do século XXI: a figura feminina na GQ Portugal

Author(s): Ferreira, Rita Marques

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/4406

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): GQ Portugal; Estudos feministas sobre os media; Questões de género; Masculinidade hegemónica; Patriarcalismo; Feminismo e os media; Imagens das mulheres; Feminist media studies; Gender issues; Feminism and the media; Women's images; Hegemonic masculinity; Patriarchy


Description

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.

O presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades realizadas enquanto jornalista estagiária da GQ Portugal. O estágio curricular, integrado no Mestrado em Jornalismo, da Escola Superior de Comunicação Social, teve início a três de fevereiro de 2014 e terminou a onze de maio do mesmo ano, catorze semanas durante as quais colaborei na produção de conteúdos para a revista mensal. Além de vivenciar a experiência de trabalho numa redação jornalística, o estágio teve como propósito perceber a forma como a figura feminina era construída numa publicação destinada ao universo masculino, atendendo aos estereótipos modelares e às perspetivas feministas sobre os media. O objetivo era compreender como são produzidas as imagens de mulheres nas revistas ditas de masculinas e a forma como essas imagens colaboram na construção de uma masculinidade hegemónica e na sedimentação de uma sociedade e cultura patriarcal. Tendo em conta o trabalho académico já desenvolvido sobre o género e os media e a partir da análise de conteúdo, de Laurence Bardin, e socio-semiótica, de Gunther Kress e Theo van Leeuwen, de quatro números da GQ Portugal, concluímos que a mulher continua presa a estereótipos associados à beleza e sexualidade, mostrando a persistência de representações simplistas e irreais da figura feminina, que não deixam, no entanto, de ter impactos concretos na vida da mulher, do homem e na tentativa de alcançar representações mais equilibradas de género.

ABSTRACT: This report intends to present the activities performed as a trainee journalist from GQ Portugal. The internship, part of the Master in Journalism at the Higher School of Communication and Media Studies [Escola Superior de Comunicação Social], began on February third 2014 and ended on May eleventh of the same year, fourteen weeks during which I participated in the production of contents for the monthly magazine. In addition to gain experience in a newsroom, the internship had the purpose of understanding how the female figure was built in a publication produced for the male universe, given the modular stereotypes and the feminist perspectives of the media. One intended to understand how the images of women were produced in the so-called men magazines and how those images work together in building an hegemonic masculinity and in the sedimentation of a patriarchal society and culture. Considering the academic work already published about gender and media, and starting from Laurence Bardin’s content analysis and Gunther Kress and Theo van Leeuwen’s socio semiotic analysis of four GQ Portugal’s numbers, we concluded that women are still attached to beauty and sexual stereotypes, which shows the persistence of simplistic and unrealistic representations of the female figure, that have, however, tangible impacts on woman and man’s lives and in the attempt to reach more balanced gender representations.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves
Contributor(s) RCIPL
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