Document details

Relatório de estágio

Author(s): Brazhnik, Iryna

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/4486

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Processos cognitivos; Raciocínio; Padrões; Leitura à primeira vista; Cognitive processes; Reasoning; Patterns; Sight-reading


Description

I (Prática Pedagógica)- No que se refere à secção da tese dedicada ao estágio, esta pretende desenvolver uma síntese do que se passou ao longo deste ano lectivo. Durante o ano lectivo 2012/2013, tive a oportunidade de assistir a aulas ministradas pela professora Ana Valente. A tese procura focar variados aspectos das aulas a que assisti. De uma forma geral, o relatório do estágio evidencia vários aspectos: metodologias de ensino, questões motivacionais, relação aluno/professor, questões de disciplina, entre outras. No decorrer das aulas, foi possível constatar muitas dessas questões na prática. Tentei registar as actividades desenvolvidas nas aulas relativas a várias questões, nomeadamente questões relacionadas com a prática do instrumento, assim como outras relacionadas com a noção de musicalidade. Como resultado, esta secção apresenta diversos tipos de estratégias de ensino, ilustrando exemplos práticos que efectivamente se passaram nas aulas. É essencialmente, uma secção dedicada à reflexão sobre metodologias de ensino e estudo. A segunda parte desta secção é relativa à análise das gravações das aulas dadas por mim e pretende sobretudo focar-se na crítica pessoal. É uma parte importante do estágio, em que tenho a oportunidade de observar a minha forma pedagógica de lidar com os alunos. Por fim, a terceira parte do relatório refere-se à observação crítica da abordagem da professora tendo por base o meu ponto de vista. Esta parte pretende essencialmente descrever e analisar a forma como a professora dá as aulas. Com base no que disse anteriormente, esta parte do trabalho mostra mais em detalhe as metodologias e estratégias de ensino utilizadas pela professora em questão. De um modo geral, esta secção pretende descrever as três vertentes que mencionei anteriormente (relatório das aulas, análise das gravações, observação crítica ao método pedagógico da professora).

II (Investigação) - A investigação que realizei ao longo do mestrado, teve por objectivo juntar o máximo de informação disponível acerca do tema central desta tese. Depois de muito reflectir sobre qual deveria ser o tema central do trabalho, decidi basear a minha investigação na área do raciocínio. Irei ao longo do trabalho aprofundar várias questões relacionadas com a actividade cognitiva, assim como diversos assuntos relevantes para este tema. Uma das razões que me levou a optar por este tema (padrões de raciocínio) deve-se ao facto do Mestrado em Ensino da Música que frequento, despertar em mim uma enorme curiosidade sobre os vários mecanismos cognitivos que ocorrem ao longo do processo de aprendizagem. Rapidamente percebi que se tratava de algo complexo de analisar porque de acordo com a investigação que realizei, verifiquei que todas as formas de raciocínio e aquisição de conhecimento são muito diferentes e variam muito de pessoa para pessoa. Ao longo da investigação irei mencionar as mais variadas questões associadas ao raciocínio, irei focar-me essencialmente nas diferentes formas de raciocinar no contexto da leitura à primeira vista e memorização das obras musicais (raciocínio intervalar, memória auditiva, etc.). Para além do que referi anteriormente, também irei comparar várias estratégias de ensino com a minha própria experiência pessoal. Para isso, irei apresentar imagens bastante acessíveis que sugerem ao leitor diferentes formas de raciocinar musicalmente. A maior parte dessas imagens explicam formas intuitivas que facilitam a compreensão das mais variadas questões musicais, tais como: ritmo, harmonia, cálculo intervalar, leitura, improvisação. O conceito mais importante presente nesta investigação, é o conceito de “Padrões”, isso deve-se ao facto do cérebro humano, funcionar de um modo muito lógico e precisar quase sempre de organizar a informação adquirida mediante certas sequências (padrões). Esta é uma questão essencial para que uma pessoa aprenda e relacione informação adquirida de uma forma consistente e sustentável, como iremos ver ao longo da parte da investigação.

ABSTRACT I (Teaching)- With regard to the section devoted to the thesis internship, it aims to develop a resume of what happened during this school year. During the academic year 2012/2013, I had the opportunity to attend classes taught by Professor Ana Valente. The thesis tries to focus on various aspects of the classes I attended. Overall, the report highlights various aspects of the stage: teaching methodologies, motivational issues, relationship student / teacher, discipline issues, among others. During the classes, it was possible to see many of these issues in real time. I tried as much as possible, record the activities in class regarding various issues, including issues related to the practice of the instrument, as well as others related to the notion of musicality. As a result, this section presents various types of teaching strategies, illustrating practical examples that occurred in class. It is essentially a section dedicated to reflection on teaching methodologies and study. The second part of this section is relative to analysis of recordings of lectures given by me about everything and want to focus on personal criticism. It is an important part of the stage, where I have the opportunity to observe my way of dealing with students and teaching. Finally, the third part of the report refers to the criticism of the teacher based on my point of view. This part essentially describe and analyze how the teacher gives lessons. Based on what I said earlier, this part of the work shows more detail about methodologies and teaching strategies used by the teacher. In general, this section main goal is to describe the three components I mentioned earlier (school report, analysis of the recordings, criticism of the teacher's pedagogical method).

ABSTRATC II (Research)- The research that I realized during the masters, the main goal was to gather the maximum of information available relative to the main subject. After a long period of reflection about what should be the main subject of this work, I decided to make my investigation around cognitive patterns and brain function in general. During the thesis I will deepen various issues related to cognitive activity, as well as various issues relevant to this topic. One of the reasons that led me to choose this topic (cognitive patterns), is because the Master in Teaching Music I attend, aroused in me a strong curiosity about the various cognitive mechanisms that occur during the learning process. I quickly realized that this was something complex to analyze because according to research I did, I found that all forms of reasoning and acquiring knowledge are very different and it's quite different from person to person. Throughout the investigation I will mention a wide range of issues associated with reasoning, I will focus primarily on many different ways of thinking in the context of sight-reading and memorization of musical works (interval reasoning, auditory memory, etc ...). In addition to what I mentioned earlier, I will also compare various teaching strategies with my own personal experience. For this, I will present quite affordable images that suggest the reader to different ways of thinking musically. Most of these pictures explain intuitive ways that help to understand various musical issues such as rhythm, harmony, interval calculation, reading, improvisation. The most relevant concept in this present research is the concept of "patterns", this is due to the fact that the human brain to function in a very logical and almost always need to organize the information acquired through certain sequences (patterns). This is a critical issue for a person to learn and relate information acquired from a consistent and sustainable, as we will see along the part of the investigation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Henriques, Miguel; Valente, Ana
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents