Author(s):
Dias, Ana Curvo Semedo de Carvalho
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/4650
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Relações públicas; Serviços do Estado; Órgãos de soberania; Cidadão; Educação; Plano estratégico; Assembleia da República; Public relations; Citizen; State services; Bodies exercising sovereign power; Education; Strategic plan
Description
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
Neste Relatório de Estágio apresenta-se a atividade de Relações Públicas (RP) como uma função estratégica, capaz de criar novos caminhos de diálogo entre um órgão de soberania e os cidadãos. Neste sentido, são expostas as funções de um departamento de RP neste tipo de organizações, especificando o motivo da sua existência e os diversos eixos que regem a sua atuação. Partindo de uma reflexão teórica sobre a atividade de RP - e com base na experiência adquirida no estágio realizado na Assembleia da República e que serviu de suporte à realização deste estudo -, apresenta-se, aqui, uma proposta de Plano de Ação Estratégica, que poderá contribuir para a divulgação da atividade de um órgão de soberania junto dos cidadãos, de diferentes faixas etárias, ajudando-o, deste modo, a exercer as suas competências pedagógicas e promovendo uma maior interação entre estes dois pilares da sociedade.
ABSTRACT: This Training Report presents Public Relations (PR) as a strategic procedure capable of opening new paths towards a dialogue between a body that exercises sovereign power and citizens. Thus, the functions/duties of a PR department in this sort of organization, its existence and the various aspects of its action are set out in this paper. As a theoretical reflection on the PR activities – based upon the training experience in the Portuguese Parliament which supports this study – a Strategic Action Plan is proposed hereby which could provide the means to disseminate to all citizens the work of a body that exercises sovereign power, helping this body exercise its pedagogical responsibilities and promote a wider interaction between these two pillars of our society.