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O fotojornalismo do 25 de Abril na memória colectiva: análise sincrónica e diacrónica das fotografias de imprensa da Revolução de 25 de Abril de 1974

Author(s): Coutinho, Rui Carlos Linhares Bettencourt

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5617

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Fotojornalismo; Ícones; Memória colectiva; Cravo - símbolo 25 de Abril de 1974; Símbolos; 25 de abril de 1974; Photojournalism; Icons; Collective memory; Carnation - Abril, 25, 1974, symbol; Symbols; April 25, 1974


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.

A presente dissertação explora a importância dos elementos visuais e o papel do fotojornalismo na representação do 25 de Abril de 1974 e, simultaneamente, identifica as fotografias, lugares e personalidades da Revolução que figuram de forma proeminente na memória cultural portuguesa. No âmbito desta investigação, procedeu-se: 1- à entrevista de alguns dos fotógrafos que fizeram a cobertura da Revolução; 2- ao levantamento das fotografias da imprensa diária, publicadas na primeira semana do 25 de Abril ( nos seguintes títulos: A Capital, Diário de Notícias, Diário Popular, Jornal de Notícias e O Século) e republicadas nos aniversários quinquenais da implantação da democracia (A Capital, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Público); 3- a um inquérito composto por uma amostra de pessoas, pertencendo a um amplo espectro etário, no sentido de analisarmos o seu conhecimento e preferências quanto a acções, personalidades, lugares, fotografias e símbolos referentes à Revolução, numa abordagem de audiencing. Foram utilizadas metodologias de ordem quantitativas e qualitativas, explorando três campos analíticos fundamentais: produção, imagem e audiência. Esta exploração sincrónica e diacrónica das imagens referentes à Revolução tem como objectivo identificar quais os atributos que conferem ou não uma dimensão icónica à indexicalidade das fotografias, contrapondo os registos fotográficos da época com os registos utilizados para comemorar o 25 de Abril e a dialogicidade, que por via da leitura e observação, se estabelece com o seu presumível público receptor.

ABSTRACT: This dissertation explores the importance of the visual elements and the role of photojournalism in the representation of the Revolution that took place in Portugal on April 25th, 1974, while identifying the pictures, places and personalities of that historical event that are relevant in the portuguese cultural memory. Within the scope of this investigation, we proceeded to: 1st- interview some of the photojournalist that covered the Revolution; 2nd- gather the photographs of the daily press, published in the week following April the 25th (selected newspapers:A Capital, Diário de Notícias, Diário Popular, Jornal de Notícias and O Século) and republished quinquennially on the anniversaries of the regime shift to democracy (selected tiles: A Capital, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias and Público); 3rd- a questionnaire was answered by a sample of the population whose ages represent a large spectrum, aiming to assess knowledge and preferences regarding the main stages, personalities, actions, images and symbols in an audiencing approach. Supported by quantitative and qualitative methodologies, three fundamental analytical sites were subject of exploration: production, image and audience. The photographs documenting the Revolution, in their synchronic and diachronic applications, were analyzed with the goal of identifying attributes that may issue them iconic values, by opposing the pictures used in 1974 with the ones selected in commemorative issues and exploring the meaning created within the intended audience.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões-Ferreira, Isabel; Rezola, Maria Inácia
Contributor(s) RCIPL
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