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Lisboa cidade criativa: preparação de uma candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Author(s): Costa, Daniela Maria Conceição

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5700

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Relações públicas; Cultura; Criatividade; Indústrias culturais; Plano de comunicação; Rede de Cidades Criativas da UNESCO; Lisboa; Public relations; Culture; Creativity; Cultural industries; Communication plan; Network of creative cities of UNESCO; Portugal


Description

Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

A importância que a cultura assume, quer em termos sociais, quer em termos económicos tem sido debatida ao longo das últimas décadas, discussão enriquecida com a introdução de novos conceitos como o de indústrias culturais, o de indústrias criativas ou o de cidades criativas. A ideia de que a criatividade é um importante estímulo para a cidade e para a sua economia têm sido fundamentos defendidos por autores como Charles Landry, Richard Florida, David Throsby, entre outros. Neste sentido, o presente trabalho de projeto analisa a evolução destes conceitos ao mesmo tempo que tem em linha de conta o caso português, com especial enfoque na cidade de Lisboa. No entanto, nem todas as cidades conseguem aproveitar o seu potencial criativo. Nesse sentido, a UNESCO criou a Rede de Cidades Criativas com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de grupos culturais por todo o mundo, estimulando a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas de forma a cumprir o papel de desenvolvimento económico e social das indústrias criativas. Partindo dos princípios da UNESCO, este trabalho tem como objetivo desenvolver um primeiro momento de comunicação que torne futuramente possível a integração da cidade de Lisboa, nesta rede de cidades criativas na área da música. No desenvolvimento do plano de comunicação explorou-se ainda a importância do papel das relações públicas e as suas ferramentas para o desenvolvimento de uma estratégia, que tem em vista o envolvimento de vários agentes da sociedade.

ABSTRACT: The importance that culture takes, both in social terms and in economic terms has been debated over the past decades. This discussion enriched with the introduction of new concepts such as cultural industries, creative industries or creative cities. The idea that creativity is an important stimulus for the city and its economy have been fundamentals defended by authors such as Charles Landry, Richard Florida, David Throsby, among others. This paper analyzes the evolution of these concepts and at the same time take into account the Portuguese case, focusing in Lisbon. However, not all cities can harness its creative potential. UNESCO established the Creative Cities Network in order to facilitate the development of cultural groups throughout the world, encouraging the exchange of experiences, knowledge and best practices in order to fulfill the role of economic and social development of creative industries. Based on the UNESCO principles, this work aims to develop the first instance of communication that will make possible the future integration of Lisbon, on this network of creative cities in music. In developing this communication plan it was explored further the important role of public relations and its tools for the development of a strategy that aims at the involvement of various actors in society.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Centeno, Maria João; Pereira, Sandra Cristina Martins
Contributor(s) RCIPL
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