Document details

As relações públicas de celebridades: o contributo das relações públicas para a gestão da reputação das celebridades em Portugal

Author(s): Costa, Soraia Andrade

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5714

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Relações públicas; Celebridades; Comunicação; Imagens pessoais; Reputação; Portugal; Public relations; Celebrities; Communication; Personal images; Reputation


Description

As Relações Públicas assumem uma função estratégica na organização, sendo responsáveis pela gestão da comunicação entre esta e os seus públicos, com o objetivo de construir relações positivas. Da mesma forma podem assumir a função de divulgação da imagem de pessoas e grupos ou de ideias e conceitos, com o intuito de aproximar e criar empatia. Deste modo, profissionais de Comunicação / Relações Públicas devem ser reconhecidos como os responsáveis pela gestão, promoção, posicionamento e personalização da imagem e da reputação de personalidades públicas/celebridades, através de uma estratégia de Relações Públicas individualmente traçada. Enquanto gestor e estratega na área da comunicação, o Relações Públicas pode representar publicamente pessoas/indivíduos que têm uma imagem pública, promovendo e mantendo a sua identificação junto das partes interessadas. Isto significa que o Relações Públicas possui habilitações e competências para ser responsável pela gestão da reputação, enquanto gestor pessoal de pessoas com visibilidade pública ou que pretendem ser conhecidas, quer sejam celebridades do espetáculo e do desporto, políticos, médicos, cientistas, escritores ou reconhecidos CEOs de grandes corporações. As Relações Públicas Pessoais são muitas vezes definidas como um serviço de coaching e de aconselhamento, porém, esta área das Relações Públicas tem muito mais para oferecer. Por forma a identificar precisamente qual o contributo que as Relações Públicas podem ter nesta área da gestão pessoal da reputação e da imagem das celebridades, foi realizado um estágio numa agência de celebridades, a Naughty Boys, que resultou neste Relatório de Estágio.

ABSTRACT: Public Relations play a strategic role in the organization. It is responsible for managing communication between the organization and its audience, building positive relationships Similarly the image may assume the release function and groups of people or ideas and concepts in order to approach and build rapport. Communication professionals / Publix Relations are usually recognized as responsible for the management, promotion, and positioning of the image and reputation of public figures/celebrities, through a strategy of Public Relations individually drawn. As manager and strategist in communication, the PR professional can publicly represent people / individuals who have a public image by promoting and maintaining its identification with an audience. This means that the PR has qualifications and competences to be responsible for managing the reputation as personal manager of people with public visibility or intended to be known, whether they are entertainment or sport celebrities, politicians, doctors, scientists, writers or recognized CEOs of major corporations. Personal Public Relations are often defined as a coaching service and advice. However, the area of Public Relations has much more to offer. Consultants, for example, often develop professionally in their role as coaches while working with personalities. Experts counselling services strive to not make personal matters relating to customers. In order to identify what contribution Public Relations may have in this area of personnel management of the reputation and image of the celebrities, an internship was done in a celebrity agency, Naughty Boys, which resulted in this Training Report.

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Sandra Cristina Martins
Contributor(s) Costa, Soraia Andrade
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