Author(s):
Marques, Manon de Oliveira
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5757
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Partitura de luz; Notação musical não-convencional; Representação musical criativa; Introdução à leitura musical; Light score; Non-conventional music notation; Creative musical performance; Introduction to musical reading
Description
Este projecto de investigação teve como objectivo avaliar - através de uma série de workshops orientados pela mestranda no Centro Cultural de Belém em Abril de 2012 - o impacto da utilização de notação musical não-convencional num contexto não escolar. Traçando possíveis paralelos com o ensino especializado da música, propuseram-se metodologias de aprendizagem que permitissem a introdução da notação, de forma inovadora, no referido contexto escolar. O processo de investigação baseou-se em observação directa, na análise dos questionários preenchidos pelos participantes dos workshops e na observação e análise das gravações em vídeo que documentaram o processo artístico, pedagógico e de investigação. Numa sala escura, 6 retroprojectores projectaram uma Partitura de Luz. Entre crianças e adultos, 120 participantes (não-músicos) criaram empiricamente as suas composições, moldando o som em função da forma e a forma em função do som. O resultado foi compensador: a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento máximo da expressão criativa individual ou colectiva dos participantes - através da utilização irrestrita de símbolos, imagens, objectos e matérias - culminou num efectivo estabelecimento de correspondência musical, a partir de recursos vocais. Este projecto, “Partitura de Luz”, foi uma oportunidade de relacionar a vertente artística – musical, plástica e gráfica - com a vertente humana: pedagógica e social.
ABSTRACT - This research project was intended to appraise the impact of the use of non-conventional musical notation on a non-school context. This was done through workshops oriented by the Masters degree student. Drawing possible parallels with the specialized music teaching, learning methodologies were proposed in order to allow, in an innovative way, the introduction of notation in a school context. The investigation process was made from direct observation and from the analysis of the questionnaires answered by the workshops participants and of the video recordings (documenting the artistic, pedagogic and research process). In a dark room, a Light Score was projected by 6 overhead projectors. 120 non-musician participants (children and adults) empirically created their compositions. They shaped sound according to form and form according to sound. The result was rewarding: the creation of propitious conditions to the maximum development of the creative expression (individual and collective) of the participants – trough the unbound use of symbols, images, objects and materials - culminated on a true establishment of musical correlation through vocal resources. This project, “The Light Score”, was an opportunity to relate the artistic approach – musical, plastic and graphical – and the human approach – pedagogical and social.