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Sistemas e soluções pós-tensão na reabilitação de obras de arte

Author(s): Ribeiro, Marcelo Carrão

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/5942

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Obra de arte; Reparação; Patologia; anomalia; Vida útil; Ponte rodoviária; Reforço; Segurança estrutural; Pós-tensão; Pré-esforço; Reabilitação; Durabilidade; Inspeção; Bridges; Repair; Pathology; Typical damage; Service life; Highway bridge; Strengthening; Structural safety; Post-tension; Prestress; Rehabilitation; Durability; Inspection


Description

Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil

O desenvolvimento tecnológico e dos materiais permitiram, ao longo dos últimos anos, o crescente aumento das redes rodoviárias por todo o mundo, que de uma forma natural conduziu, também, ao incremento da construção de Obras de Arte, principalmente, em betão armado. No entanto, este aumento descontrolado em algumas zonas do globo, nomeadamente, em Portugal, em conjunto com o controlo de custos e prazos tendo em vista, apenas, a percentagem de lucro, conduziu ao descuido, muitas vezes, dos aspetos relacionados à qualidade e durabilidade das Obras de Arte. A realidade atual mostra que a maioria das Obras de Arte já possui uma idade considerável e que muitas delas apresentam os mais variados tipos de anomalias fruto de diferentes formas de deterioração. A fim de perceber, não só, se as mesmas se encontram em condições de segurança estrutural, mas também, a origem e extensão das patologias é necessário que se realizem inspeções mais ou menos detalhadas, recorrendo ou não a diferentes métodos de ensaio. Após conhecido o estado atual da Obra de Arte, consoante o seu nível de deterioração e tipo de anomalia detetada, assim se opta pelo tipo de processo de reabilitação a desenvolver, reparação e/ou reforço. Existem várias técnicasde reparação e/ou reforço , sendo que existe uma, que nos dias de hoje tem vindo a obter um maior número de utilizações, pois apresenta, provavelmente, os melhores resultados práticos em função dos custos e meios utilizados. Essa técnica é a utilização de pré-esforço pós-tensão, mais conhecida por pré-esforço exterior, que apesar de muito utlizada, ultimamente, pelos intervenientes responsáveis pelos processos de reabilitação, ainda é desconhecida pela grande maioria do sector técnico da engenharia civil, reflexo da insuficiente documentação e normalização referente à técnica. Com o principal objetivo de aplicar os conhecimentos mencionados nesta dissertação, em termos práticos, serão abordados e desenvolvidos algunscasos reais de estudo.

Abstract: The advance of technology and of materials allowed, overthe past few years, for the increasing number of road networks around the world, which in a natural way has also led to the growth of the construction of Bridges, mainly in concrete. However, this uncontrolled increase in some areas of the globe, particularly, in Portugal, along with cost control and deadlines only bearing in mind the percentage of profit, has led to carelessness of aspects often related to quality and durability of the Bridges. The current situation shows that most Bridges are already of a considerable age and many of them have the most varied types of anomalies due to different forms of deterioration. In order to understand, not only if they are in a position of structural safety, but also the origin and extent of pathology, i t is necessary to perform thorough inspections, or not, using different test methods. Once the current status of the Bridges is known, depending ontheir level of impairment and type of damage detected, then one can decide onthe kind of rehabilitation process todevelop, repair and/or reinforce. There are several techniques of repair and/or reinforcement. Nonetheless, there is one which has obtained an increased number of uses nowadays since it presents probably the best practicalresults in terms of costs and resources used. This technique is the use of post-tension prestressing, best known asprestressing exterior. Although it has been very used lately, by those responsible for the rehabilitation process, it is still unknown to the vast majority of the technical civil engineering sector, consequence of insufficient documentation and standardizat ion regarding the technique. With the main objective to apply the knowledge mentioned in this dissertation, in practical terms, will be addressed and developed some real case study.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Barata, João Carlos dos Santos
Contributor(s) RCIPL
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