Document details

Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos pares

Author(s): Codeço, Ana Isabel Mendes

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6318

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Inclusão social; Necessidades educativas especiais; Teste sociométrico; Jardim de infância; Social inclusion; Special educational needs; Sociometric test; Kindergarten


Description

Este relatório reflete o trabalho desenvolvido no estágio de creche e de jardim-de-infância, de modo a concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Numa primeira fase é feita a caraterização dos contextos socioeducativos e a sua influência na minha intervenção. Através de uma análise reflexiva sobre as intenções para a ação pedagógica, identifiquei um aspeto que considerei mais significativo, a inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), que decidi estudar mais aprofundadamente. O meu estudo centra-se nas atitudes e opiniões dos pares ao terem uma criança com NEE no grupo. Assim, no jardim-de-infância apliquei um teste sociométrico em abril, e após um momento de intervenção que privilegiou a inclusão social da criança com NEE no grupo, apliquei novamente o mesmo teste sociométrico em julho. Desde modo, foi possível perceber e analisar as alterações nas dinâmicas sociais do grupo.

ABSTRACT This report reflects the work done at the stage of nursery and kindergarten in order to complete the Masters in Preschool Education. Initially, is made a characterization of social and educational contexts and how they influence my intervention. Through a reflective analysis about intentions for pedagogical action, I identified one aspect I considered most significant, the inclusion of a child with special educational needs (SEN), that I decided to study further. My study focuses on attitudes and opinions of peer who have a child with SEN in the group. Thus, in the kindergarden I applied a sociometric test in April, and after a moment of intervention that focused on the social inclusion of the children with SEN in the group,I then applied the same sociometric test in July. In this way it was possible to perceive and analyze the changes in the social group dynamics.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rosa, Manuela
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo