Document details

O treino pliométrico na melhoria da capacidade de salto no âmbito das aulas de técnica de dança moderna no 3º ciclo da Escola de Dança Ana Mangericão

Author(s): Rodrigues, Ana Rita Soares

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6346

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Treino pliométrico; Salto; EDAM; Escola de Dança Ana Manjericão; Dança moderna; Treino físico; Plyometric training; Jump; Modern dance; Physical training


Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.

Se para o bailarino a expressividade é um fator chave para o seu desempenho, ao utilizar o corpo como meio de comunicação através de gestos e movimentos que pressupõem estados sentimentais e emocionais, também as capacidades motoras são de extrema importância, pois quanto mais apuradas forem, menor dificuldade ele encontra para atingir o objetivo a que se propõe, na maioria das vezes composto por elementos de grande complexidade. Hoje em dia, o treino de dança pouco ou nada difere de qualquer desporto que necessite de forte porte atlético. São planos de treino repetitivos, trabalhando a força, o equilíbrio, a coordenação, a velocidade, a elasticidade, enfim, preparando o corpo do bailarino para uma resposta adequada a uma disciplina tão exigente como é a da dança. Este projeto nasce da perceção da estagiária relativamente à sua capacidade de salto relativamente aos seus colegas de Licenciatura, facilidade essa, que relaciona com o treino que era sujeita enquanto ginasta da modalidade Ginástica Acrobática. Esse treino incidia particularmente sobre Treino Pliométrico, bem como, o domínio e postura do corpo em suspensão. O projeto propôs a aplicação de um treino que visa melhorar a capacidade/qualidade de um dos movimentos mais utilizados nos vários tipos de dança, o Salto, tendo por objetivo medir o efeito que o treino Pliométrico poderá ter no melhoramento da capacidade de salto em alunos da Escola de Dança Ana Manjericão, 5º ano vocacional, 3º Ciclo. A amostra foi composta por 14 alunos, 13 raparigas e 1 rapaz com idades compreendidas entre os 14 e 15 anos. A metodologia utilizada foi a Investigação-ação, de acordo com as normas que regulamentam o Estágio. Os resultados obtidos não foram conclusivos, algo que já era esperado, todavia foi visível um melhoramento em vários indivíduos, quer nos resultados dos testes aplicados quer na sua postura e trabalho técnico. Conclui-se que, apesar dos resultados não serem os esperados, tal não se deve apenas ao tipo de treino escolhido e/ou à sua aplicação na prática, mas também a um variado número de condicionantes ocorridas durante a implementação do mesmo. O treino Pliométrico é reconhecido como uma preciosa mais-valia no treino do salto em diversas modalidades, pelo que a sua utilização no mundo da Dança é sempre um fator a ter em conta.

ABSTRACT - If to the dancer the expressiveness is a key factor for the performance, when using the body as a way of communication through motions and movements, which presuppose sentimental and emotional states, the motor skills are also of extremely importance. As more accurate the motor skills are, less difficult is to the dancer to achieve the objective that he/she pursues, in most cases consisting of elements of great complexity. Nowadays, the dance training differ little or nothing from any sport that requires strong athletic shape. It involves repetitive workout plans, strength work, balance, coordination, speed, elasticity, hence, preparing the dancer's body for an appropriate response to a discipline as demanding as the dance is. This project is born from the perception of the trainee regarding her jumping ability, relatively to her peers degree, facility that relates to the training that she was subjected while being gymnast of the sport Acrobatic Gymnastics. This training was particularly focused on plyometric workout, as well as on the control and body attitude in suspension. The project has proposed the application of a training that points to the improvement of the capacity/quality of one of the most used movements in several types of dance, the jump, being designed to measure the effect that the plyometric workout may have in improving jumping abilities in students of the Dance School Ana Manjericão, 5th vocational year, 3rd cycle. The sample consisted of 14 students, 13 girls and 1 boy, of 14 and 15 years of age. The methodology used was action-research, in accordance with the rules that regulates the internship. The results were not conclusive, something that was expected, however, an improvement was visible in several individuals, whether at the results of the tests either in their attitude and technical work. Although the results are not the expected, this is not just a result of the type of training and/or its application in practice, but also a result of a various number of constraints occurred during the implementation of it. Plyometric training is recognized as a precious asset in jump training in various sports, therefore its use in the world of dance is always a factor to be taken in consideration.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Graça, Cristina
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents