Document details

O papel da auditoria interna nas insituições públicas de ensino superior em Portugal continental - universidade e politécnicos

Author(s): Ribeiro, Ana Carolina dos Santos

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6565

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Auditoria; Auditoria interna; Setor Público; Ensino Superior; Audit; Internal audit; Public Sector; Higher Education


Description

A crescente internacionalização da economia através do crescimento dos mercados, do aumento da competitividade e das constantes alterações no ambiente dos negócios leva a um aumento da importância das atividades de gestão de risco e da governação. É, neste contexto que surgem alterações internas no seios das organizações que conduzem à implementação e adoção de adequados sistemas de controlo interno que permitam de uma forma eficiente e eficaz identificar, gerir e mitigar os riscos, possibilitando às organizações fazer face às constantes alterações em ambiente de “negócio”. O papel da auditoria interna em Portugal tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante ao longo dos tempos no seio das organizações servindo como instrumento de apoio à gestão na tomada de decisão e alcance dos seus objetivos, importância que se tem estendido às entidades da administração pública. Para a realização desta investigação, que tem por objetivo analisar a importância e a existência da Auditoria Interna nas Instituições de Ensino Superior Público em Portugal Continental, Universidades e Institutos Politécnicos, elaborou-se um questionário que foi enviado para todas as instituições objeto da presente dissertação e realizado o tratamento estatístico dos dados. Embora a dimensão pareça ser determinante na implementação de algumas práticas de auditoria interna, esta é uma atividade que tem, ainda, pouca expressividade dentro das instituições de ensino superior, apesar de existir uma maior preocupação dentro das organizações quanto a esta função. Como em geral as instituições de ensino superior são de dimensão considerável, a auditoria interna torna-se fundamental no sentido de garantir uma otimização dos recursos públicos, e consequentemente uma melhoria da boa governação. O estudo mostra, contudo, que as instituições de ensino superior público têm ainda um caminho a percorrer no que diz respeito ao desenvolvimento do modelo de auditoria interna a adotar.

The increasingly internationalization of economy through the growth of markets, the increase of competitiveness and the constant changes in business environment leads to an increase in the importance of activities of risk management and of governance. It is in this sense that the internal changes arise inside of organizations, leading to the implementation and adoption of adequate systems of internal control; these systems will allow an efficient and effective way of identifying, managing and mitigating the risks, making possible to the organizations to deal with the constant changes in the “business” environment. The internal audit in Portugal assumes an increasingly role over time inside the organizations, serving as an tool of supporting the management in decision-making and the achievement of its goals, something that also reaches the public administration entities. For this research that has as goal to analyze the importance and the existence of the internal audit in the public institutions of higher education in Continental Portugal, Universities and in Polytechnics Institutes, we developed a questionnaire, we sent it to all institutions, involved in the present dissertation, and, consequently, we analyze the statistical data. Although the dimension seems to be determinative in the implementation of some practices of internal audit, this is an activity that still has little expressivity inside the institutions of higher education. On the other hand, there are a biggest concern inside the organizations in what respects to this function. As in general the institutions of higher education are sizeable, the internal audit becomes essential to assure an optimization of public resources and, as a consequence to improve good governance. This study demonstrates that the institutions of higher education still have a way to go in what concerns to the development of an internal audit model to adopt

Mestrado em Auditoria

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) António Trindade Nunes
Contributor(s) Ribeiro, Ana Carolina dos Santos
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