Document details

Solução de iluminação automóvel baseada na rede CAN

Author(s): Francisco, João Pedro Estêvão

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6712

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Iluminação automóvel; Rede de comunicação CAN; Circuitos embebidos; Comunicação SPI; Ecrã táctil; Fio eletroluminescente; Automotive lighting; CAN network; Embedded circuits; SPI communication; Touch screen; Electroluminescent wire


Description

Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica, Ramo de Automação e Eletrónica Industrial

Esta dissertação trata da integração de uma solução de iluminação automóvel baseada na rede CAN, cobrindo as várias etapas do desenvolvimento da aplicação, desde a conceção da solução à descrição do software desenvolvido, passando pela explicação da seleção e da implementação do hardware. Inclui-se também um breve estudo sobre os sistemas de iluminação nos automóveis. Para fundamentar esta dissertação, para além da rede CAN são apresentadas várias redes indispensáveis nos automóveis atuais, tais como a rede LIN, a rede FlexRay e a rede MOST, uma das razões para a escolha destas redes foi cada uma representar uma classe SAE distinta, classes essas que também são apresentadas. Os resultados experimentais obtidos com a aplicação desenvolvida permitem concluir sobre o desempenho da rede CAN e dos periféricos associados, bem como da comunicação SPI.

Abstract: This dissertation treats the integration of an automotive lighting solution based on the CAN network, covering the various stages of application development, from solution conception to software developed description, through the explanation of the selection and implementation of hardware. It also includes a brief study of the lighting systems in automobiles. In support of this dissertation, shows in addition to the CAN network a variety of indispensables networks in today's automobiles, such as the LIN network, FlexRay network and MOST network, one of the reasons for choosing these networks was each represent a distinct SAE class, those classes are also presented. The experimental results obtained in the application developed allow to concludeon the performance of the CAN network and associated peripherals, and SPI communication.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cordeiro, Armando José Leitão; Almeida, Maria da Graça Vieira de Brito
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents