Author(s):
Lourenço, Inês Ferreira
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6806
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Risco; Agitação marítima; Consequências do galgamento; Risk; Wave conditions; Overtopping consequences; Analytic hierarchy process; Analytic network process
Description
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização em Hidráulica
A presente dissertação, inserida na área de especialização de hidráulica de engenharia civil, procura avaliar o risco de galgamento sobre estruturas portuárias. Devido à ocorrência de galgamentos, há necessidade em garantir a segurança de bens, pessoas, equipamentos, estruturas e atividades junto a elas desenvolvidas e, ainda, em precaver gastos a nível económico. Nesse sentido, recorre-se neste trabalho a previsões da agitação marítima em águas profundas fornecidas pelo modelo WAM que, acoplado aos modelos SWAN e DREAMS, permite a caracterização do estado de agitação do mar junto à estrutura portuária. Posteriormente, aplica-se a ferramenta neuronal NN_OVERTOPPING2 que fornece os caudais médios galgados nas estruturas. Seguidamente, recorre-se a três metodologias distintas para avaliar as consequências do galgamento: uma metodologia simples, Analytic Hierarchy Process (AHP) e Analytic Network Process (ANP). As metodologias multicritério AHP e ANP tornam-se mais vantajosas em relação à metodologia simples, na medida em que permitem análises espaciais definindo o risco a que cada área está sujeita. Estas melhorias sustentam uma avaliação do risco mais fiável, o que é fundamental para o apoio à tomada de decisão e numa gestão eficaz das zonas costeiras e portuárias. Por fim, aplica-se o procedimento descrito ao porto da Praia da Vitória (Açores, Portugal).
Abstract: This dissertation, developed within the hydraulics branch of civil engineering, aims at contributing to the assessment of the risk associated to the wave overtopping of port structures. Due to the occurrence of overtopping, there is a requirement to ensure the safety of goods, people, equipment, structures and activities developed in their surroundings and, still, avoid economic spending. Therefore, the study uses forecast wave conditions in deep water, provided by the WAMmodel, which coupled to SWAN and DREAMS models, allows to characterize the sea state near the port structure. Subsequently, the NN_OVERTOPPING2 artificial neuronal tool is applied, which provides the mean flow overtopping discharge over the structures. Finally, three different methodologies to assess the consequences of wave overtopping are used: a simple methodology, the Analytic Hierarchy Process (AHP) and the Analytic Network Process (ANP). The multi-criteria AHP and ANP methodologies are more advantageous in comparison with the simplistic methodology, since they allow spatial analysis and definition of the risk that each area is subject to. These improvements support a more reliable risk assessment, which is essential in the decision-making process and in a effective management of coastal and port areas. The procedure in this study is applied in the port of Praia da Vitória (Azores, Portugal).