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Elaboração do modelo de negócio da marca Mister Mister da agência WeCanFly

Author(s): Cortez, Ana Fernandes Lopes da Silva

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6922

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Marketing; Modelo de negócio; Análise SWOT; Captação de clientes; WeCanFly Mister Mister; Business Model Canvas; Business model; SWOT analysis; Customers captation


Description

O presente relatório de estágio debruça-se sobre a elaboração de um Modelo de Negócio para a marca Mister Mister, tendo por base a metodologia sugerida por Osterewalder & Pigneur, (2011). O estágio com a duração de três meses decorreu na WeCanFly – Agência Digital de Marketing de Influência. A marca Mister Mister é um “daily briefing” online dirigido a Homens cosmopolitas curiosos e socialmente ativos, com o principal objetivo de inspirar o homem a descobrir todo o seu potencial. Este projeto idealizado pela Agência teve início em 2015, não tendo atingido o crescimento que era espectável. Nesse sentido foi me pedido elaborar um novo modelo de negócio para a marca, tendo bem assente que o objetivo seria sempre a captação de audiência. Mais do que chegar a uma audiência alargada, importava sim chegar ao conjunto de atuais e potenciais clientes que efetivamente representem um benefício para a marca. Primeiramente foi feita uma análise do background da marca, identificando os seus principais problemas assim como também as suas oportunidades. Sendo que a marca está assente no universo digital, foram também estudados em profundidade os vários canais online, tendo sido avaliado o seu funcionamento a sua potencialidade e também o seu impacto. Para a elaboração do modelo de negócio do Mister Mister, estudei os diferentes tipos de modelo de negócio de forma a perceber qual seria o melhor para a marca, tendo concluído que seria o Business Model Canvas. A análise feita ao background da marca e aos diferentes modelos de negócio permitiram-me assim elaborar o Modelo de Negócio do Mister Mister. É importante referir ainda que a escolha do modelo de negócio recaiu sobre o Business Model Canvas por ser possível reajustar facilmente o mesmo e adaptá-lo no caso de surgirem novas metas a atingir, concorrentes ou até mesmo devido a possíveis alterações no mercado em que este se insere.

ABSTRACT: This internship report focuses on the development of a business model for the brand Mister Mister, based on the method suggested by Osterwalder & Pigneur (2011).The internship, lasting three months, took place in WeCanFly - Digital Marketing Agency of Influence. The brand Mister Mister is an online "daily briefing" directed to curious cosmopolitan and socially active men, with the main goal to inspire men to discover their full potential. This project created by the Agency began in 2015, didn´t reach the growth that was expected. In this sense I was asked to prepare a new business model for the brand, knowing that the objective would always be attracting audience. More than reach a wide audience, it did matter reach the set of customers and potential customers that effectively represent a benefit for the brand. First, an analysis was made of the brand background, identifying the main problems as well as their opportunities. Since the brand is based on the digital universe, were also studied in detail the various online channels, being evaluated its functioning, its potential and also its impact. For the preparation of the Mister Mister business model, I studied the different types of business model in order to understand what would be the best for the brand and concluded that it would be the business Model Canvas. The analysis of the brand background and the different business models enabled me to prepare the Business Model of Mister Mister. It is also important to note that the choice of business model was done on the Business Model Canvas because you can easily adjust it and adapt it in the event of any new goals to achieve, competitors or even due to possible changes in the market in this it operates.

Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Machado, Ana Teresa
Contributor(s) Cortez, Ana Fernandes Lopes da Silva
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