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As tecnologias de informação e da comunicação no ensino: a implementação do projeto Edulabs na Escola Básica Integrada da Boa Água

Author(s): Ramalho, Marina Isabel Almeida

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/6960

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Audiovisual e multimedia; Tecnologias da informação e comunicação; Ensino; Sociedade da informação; Escola Básica Integrada da Boa Água; Projeto Edulabs; Audiovisual and multimedia; Information and communication technologies; Education; Information society


Description

Esta investigação enquadra-se no âmbito do cruzamento da problemática da sociedade da informação na sua relação com os usos das tecnologias da informação e da comunicação em contexto educativo. Desde há, pelo menos, quatro décadas que esta discussão tem estado na agenda de vários fóruns políticos e académicos. O debate tem-se centrado em redor das possibilidades e dos problemas que decorrem do novo ambiente tecnológico que está a envolver e a modelar o contexto escolar: desde a sala de aula à relação entre aluno, professor e encarregados de educação. Portugal não tem ficado alheio a estas tendências e muitos têm sido os programas criados pelos diversos governos ou por parcerias público-privadas para a introdução das tecnologias nas escolas, com o objetivo de transformar o ensino e a aprendizagem. O objecto empírico desta pesquisa é o projeto Edulabs e a sua implementação na escola Básica Integrada da Boa Água. Do ponto de vista metodológico, utilizaram-se técnicas de investigação documental e não documental. As principais conclusões apontam para resultados positivos no primeiro ano de funcionamento no que diz respeito a uma melhoria na aprendizagem e uma maior motivação dos alunos. Mas fica por esclarecer em que níveis é que a aprendizagem melhora.

ABSTRACT: This research falls within the crossing of the problem of the society of information in its relationship with the use of information and communication technologies in the education context. Since, at least, four decades this discussion has been on the agenda of several political and academic forums. The debate has revolved around the possibilities and the problems that take place in the new technologic environment that is underlining and modelling the school context: from the class room to the relationship between student, teacher and sponsor of education. Portugal has not been oblivious to these trends and many have been the programs created by various government bodies or by public-private partnerships for the introduction of technologies in schools, with the goal of transforming teaching and learning. The empirical object of this research is the project Edulabs and its implementation in the Escola Básica Integrada da Quinta do Conde School. From the methodological point of view, documentary and non-documentary research techniques were used. The main conclusions point out to positive results in the first year of implementation with regards to improved learning and an increased motivation of the students. Remains the need to clarify at what levels learning improves.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves
Contributor(s) Ramalho, Marina Isabel Almeida
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