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Análise de estratégias de licitação das empresas produtoras de energia eléctrica no MIBEL

Author(s): Lopes, Rute Irene Fortunato

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/7038

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Análise de estratégias; Mercado diário; MIBEL; EDP; Iberdrola; Gas Natural Fenosa; Endesa; Strategy analysis; Day-ahead


Description

Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica, Ramo de Automação e Electrónica Industrial

Atendendo à crescente sofisticação da negociação de energia eléctrica em ambiente de mercado pretende-se analisar as estratégias de licitação das principais empresas produtoras de energia eléctrica no Mercado Ibérico de Energia Eléctrica, comumente designado por MIBEL, composto por Portugal e Espanha. Esta dissertação, incide o seu estudo nas estratégias utilizadas pelas empresas produtoras de energia eléctrica em mercado e como auxílio deste estudo, foi desenvolvida para o efeito uma ferramenta em VBA e Excel, com o objectivo de obter as curvas de oferta e procura do ano em análise (2011) e assim explorar as suas potencialidades e permitir a análise sistemática do mercado diário do MIBEL tanto na perspectiva da compra como da venda de energia eléctrica. Foram analisados três casos de estudo, cada um constituído por três casos, estes de uma matriz 3x3 previamente construída, onde os elementos variáveis são a quantidade de energia eólica e energia hídrica disponíveis. São analisadas diversas tecnologias de produção de energia eléctrica, das empresas em estudo: EDP, Iberdrola, Gas Natural Fenosa e Endesa. Os dados a serem estudados são disponibilizados pela OMIE (Operador de Mercado Ibérico – Pólo Espanhol). Um das conclusões obtidas com análise efectuada é o facto de o portefólio de produção das empresas desempenhar um papel importante na venda de energia no mercado diário por parte destas.

Abstract: Given the growing sophistication of electricity trading in a market environment, the aim of this work is to analyze the bidding strategies of the main generation companies in the Iberian Electricity Market (MIBEL), which is the market composed by the integration of the Portuguese and Spanish electricity markets. This thesis focuses the study in the strategies of the generating companies in the market and as a support, a tool in VBA and Excel was developed, to obtain the supply and demand curves of the year in study (2011) and with this, to explore it’s potential to enable the systematic analysis of the day-ahed market of MIBEL in both perspectives of the sale and purchase of electricity. Three case studies were analyzed, each one with three cases, of a 3x3 matrix previously built, where the variables are the wind and hydro production. Several electricity production technologies are analyzed, from the companies in the study: EDP, Iberdrola, Gas Natural Fenosa e Endesa. The data to be studied are available at OMIE (Iberian Market Operator - Spanish Pole) web site. One of the conclusion obtained from the analysis is the fact that the generating companies portfolio plays a major role in the selling of the production in the day-ahead market by these companies.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Jorge Alberto Mendes de; Lagarto, João Hermínio Ninitas
Contributor(s) RCIPL
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