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ATEIA, Uma rede de profissionais : relações e práticas reflexivas touchpoints

Author(s): Cabral, Sónia Maria da Costa

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/7362

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Autorreflexão; Atitudes; Valores; Relações; Práticas reflexivas; Touchpoints.; Self-reflection; Attitudes; Values; Relations; Reflective practice


Description

A investigação indica que estabelecer e manter relações entre pais e educadores pode ser uma tarefa difícil, tanto por razões logísticas (tempo presencial e comunicação insuficientes) como por razões mais complexas (diferenças culturais, diferentes opiniões, desorganização parental e/ou insegurança profissional). Churchill (2003, p. 117) demonstra-nos a importância de se estabelecer uma relação entre cada pai, em particular, e educador, uma vez que são ambos responsáveis por desenvolver essa relação, centrada na criança. A abordagem Touchpoints preocupada com a qualidade das experiências das crianças, e sabendo que a mesma aumenta, na medida em que pais e educadores trabalham em parceria, vai empoderar famílias e profissionais (Singer, 2007). Este estudo de caso múltiplo sobre as histórias de vida de seis educadoras de infância procurou 1) identificar características, necessidades e estratégias individuais de autorreflexão, 2) conhecer como essas estratégias enformam a sua prática com as crianças e interação com as famílias, e 3) verificar se ao longo do projeto ATEIA, através do treino em práticas reflexivas Touchpoints, o foco nas suas atitudes (como ajo) evoluiu para o foco nos seus valores (quem quero ser) e respetivo processo transformativo (quem sou depois da participação no projeto). Os resultados desta investigação poderão ser úteis para o desenho de uma formação em práticas reflexivas guiadas pelos princípios e pressupostos orientadores do Modelo Touchpoints para estudantes e/ou profissionais a exercer em educação de infância. As descobertas sugerem que algumas das educadoras envolvidas neste estudo evoluíram na autoconsciência e capacidade autorreflexiva, modificando as suas práticas através da sistematização de estratégias (questionamento, autorreflexão, reflexão durante e após a ação, meta reflexão, W.A.I.T.1), da utilização de linguagem reflexiva, e foram capazes de integrar os princípios e pressupostos do Modelo Touchpoints, reconhecendo o seu impacto nas relações que estabelecem com as famílias. Este estudo tem implicações para a forma como os educadores aprendem o processo e a importância da autorreflexão, e integram as práticas reflexivas Touchpoints no seu Eu profissional.

ABSTRACT Research has shown that establishing and maintaining relationships between parents and educators can be a difficult task, both for logistical reasons (insufficient time and communication) and for more complex reasons (cultural differences, different opinions, parental disorganization and / or professional insecurity). Churchill (2003, p. 117) shows us the importance of establishing a relationship between each parent, individually, and educator, since both are responsible for developing this relationship, centered on the child. The Touchpoints Approach, concerned with the quality of children's experiences, and knowing that it increases, as parents and educators work in partnership, will empower families and professionals (Singer, 2007). This multiple case study on the individual histories of six childhood educators sought to 1) identify individual characteristics, needs and strategies of self-reflection, 2) know how these strategies shape their practice with children and interaction with families, and 3) verify if throughout the ATEIA project, through training in reflexive Touchpoints practices, the focus on their attitudes (how I act) evolved to focus on their values (who I want to be) and their transformative process (who am I after participating in the project). The results of this research may be useful for the design of a training in reflective practices guided by the principles and guiding assumptions of the Touchpoints model for students and / or professionals in childhood education field. The findings suggest that some of the educators, involved in this study evolved in self-awareness and self-reflexive ability, modifying their practices through the systematization of strategies (questioning, self-reflection, reflection during and after action, meta reflection, WAIT2) could integrate the principles and assumptions of the Touchpoints model, recognizing their impact on the relationships they establish with families. This study has implications on how educators learn the process and importance of self-reflection and integrate reflexive Touchpoints into their professional self.

Dissertação Apresentada à Escola Superior De Educação De Lisboa para Obtenção de Grau de Mestre em Ciências da Educação Especialidade Intervenção Precoce

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fuertes, Marina
Contributor(s) Cabral, Sónia Maria da Costa
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