Document details

Relatório de estágio: a aprendizagem da leitura nos primeiros anos de ensino do piano

Author(s): Antunes, Isa Catarina Flor Duarte Coelho

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/7585

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Leitura; Piano; Notação musical; Abordagens pedagógicas; Music reading; Music notation; Teaching approaches


Description

Mestrado em Ensino da Música

Resumo I (Prática Pedagógica) - A primeira secção do presente relatório é referente ao estágio do ensino especializado da música, que teve lugar no Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática de Lisboa (CMDADL), durante o ano lectivo de 2012/13. O estágio incluiu a minha prática lectiva com duas alunas minhas, uma aluna do nível de Iniciação II e uma aluna de 1º grau, bem como a observação das aulas dadas pelo professor Jacinto Mateus à aluna de 4º grau. Esta primeira secção é introduzida com uma descrição breve do CMDADL, abordando a sua origem e oferta formativa nas várias artes, seguindo-se a descrição das alunas seleccionadas para o estágio. No corpo central desta secção, está o relato detalhado das práticas educativas desenvolvidas com cada aluna, nas aulas leccionadas e observadas ao longo do ano lectivo. Nesta parte são descritos os objectivos anuais traçados inicialmente para cada aluna, as abordagens e estratégias pedagógicas utilizadas, tanto na aprendizagem do repertório como no desenvolvimento de competências. Após toda a descrição do estágio é feita uma análise crítica da actividade docente, numa reflexão sobre as práticas adoptadas, resultados obtidos, dificuldades encontradas e balanço dos principais aspectos positivos e negativos. Encerra com uma conclusão sucinta sobre a experiência global do estágio e o seu impacto no meu desenvolvimento enquanto professora.

Resumo II (Investigação) - A secção de investigação explora a temática da aprendizagem da leitura musical, no contexto do ensino do piano. Este tema foi abordado em três planos distintos, que definiram também as três secções fundamentais deste trabalho. Em primeiro lugar, são analisadas algumas abordagens pedagógicas do ensino genérico da música, tais como as de Kodály, Dalcroze e Gordon, explicitando os seus princípios, fundamentos e forma como abordam o ensino da leitura musical. Na segunda parte são apresentados alguns estudos científicos, do âmbito da psicologia e do ensino da música, que permitem a compreensão da natureza e processos cognitivos e sensoriais inerentes à actividade de ler música. Por último, são apresentados métodos específicos de ensino do piano, bem como um conjunto de princípios e estratégias do ensino da leitura, referidos por autores que são também professores de piano. Nesta terceira secção, assim como na conclusão final, são também relacionados os conceitos e princípios das duas primeiras secções com a prática educativa do piano. Na conclusão, além da síntese do percurso da investigação, são explicitadas as respostas encontradas para a pergunta orientadora de todo esse caminho – “como e quando se deve ensinar a ler música, na aprendizagem do piano?”.

Abstract I (Teaching) - The first section of the current report is related to the stage on music teaching in Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática de Lisboa (CMDADL) during the academic year of 2012-2013. This stage included a teaching practice with two students of mine (one at beginner level 2 and another one at the first grade) and the observation of the piano lessons given by professor Jacinto Mateus to his fourth grade student. The first section is introduced by a brief description of CMDADL, on its origin and academic offer in several arts, followed by the description of the students. The main subject of this section is the detailed report of the several educational activities developed both in given and observed lessons during the entire academic year. The description of annual goals, teaching strategies and approaches are included as well. After the complete stage description, the analysis of the teaching practice takes place, including a reflective review on the teaching method, results, obstacles and principal positive and negative aspects. This part ends with a brief conclusion emphasizing the stage's overall experience and its impact on my personal development as a teacher.

Abstract II (Research) - The research section is about the subject of learning to read music, in piano teaching. The approach to this subject was made in three different ways which determined as well the three main sections of this work. In the first place, there is a review of some approaches to music teaching, like Kodály, Dalcroze and Gordon, describing their specific methods and priorities in the matter of reading. In the second part, some scientific studies are presented, regarding psychology and music teaching, in order to provide the understanding of the cognitive processes that take place during the music reading. At last, a few piano methods are presented, as well as a set of principles and strategies to guide the reading process, developed by authors who are also piano teachers. In this third part, as well as in the final conclusion, the concepts and principles of the two first sections are also related to piano teaching practice. In the conclusion section, besides the synthesis of the entire course of the research, the answers to the guiding question – “how and when should the piano professor teach to read music?” – are explained.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Henriques, Miguel; Anacleto, Catarina
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents