Document details

Contributos para o desenvolvimento da musicalidade nos alunos de dança : estratégias pedagógicas e metodológicas no âmbito da Técnica de Dança Contemporânea, com alunos do 5º ano da EDDALM

Author(s): Soares, Carla Patrícia Botelho Fernandes

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/7646

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Música na dança; Dança contemporânea; Musicality in dance; Contemporary dance


Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.

O Estágio de natureza profissionalizante e objeto de Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança (4ª edição), ministrada pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O curso visa o desenvolvimento de competências dos estudantes em contexto de trabalho numa Escola de Ensino Vocacional, numa perspetiva de aperfeiçoamento profissional nos domínios artístico, científico e relacional. O presente relatório refere-se ao estágio concretizado na Escola de Dança Ana Luísa Mendonça (EDDALM) no ano letivo 2015/2016, no âmbito da disciplina de Técnica de Dança Contemporânea com alunos do 5º ano vocacional. O objetivo principal prendia-se com a aplicação de estratégias que ajudassem os alunos a desenvolver competências ao nível da musicalidade, de forma a potenciar melhorias na qualidade do movimento e da expressividade na performance. A musicalidade com que o corpo dançante se move – para além de intrínseca do próprio movimento e do corpo vivo que o cria e produz – vive da exploração da relação entre o movimento e a música (quando este último elemento está presente). Especialmente em contexto de aula de técnica de dança, e frequentemente em contexto de performance, este recurso habitualmente acompanha a execução do movimento, orientando os alunos durante cada exercício ou coreografia. Com a implementação deste estágio pretendeu-se explorar a aplicação de estratégias, métodos e tarefas didáticas variadas que potenciassem o desenvolvimento da musicalidade dos alunos envolvidos. A investigação assentou na metodologia da investigação-ação e foi apoiada por vários instrumentos de avaliação, como os diários de bordo, grelhas de observação e registo audiovisual, os quais permitiram a recolha de dados e, assim, a orientação da estagiária no desenvolvimento do seu estudo, permitindo uma reflexão frequente e o consequente redireccionamento de estratégias, sempre que considerado necessário. Após o desenvolvimento deste estágio, observamos que ao implementarmos na aula de técnica de dança contemporânea estratégias que frisavam promover a melhoria da musicalidade das alunas, conseguimos de alguma forma ajudá-las a adquirir ferramentas que as levaram a aperfeiçoar a sua performance ao nível da expressividade, pelo que consideramos positivo o balanço final desta intervenção.

ABSTRACT: The vocational internship, object of this Final Report, comes within the framework of Master Course Ensino de Dança (4th Edition), presented by Escola Superior de Dança of Instituto Politécnico de Lisboa. This course aims to develop students' skills in context of working in a Vocational Education School, in a perspective of further training in artistic, scientific and relational domains. The present report refers to the internship accomplished in Escola de Dança Ana Luísa Mendonça (EDDALM) in the academic year 2015/2016, within the subject of contemporary dance technique with 5th grade students. The main objective was the implementation of strategies to help students to develop competencies in terms of musicality, in order to promote improvements in the quality of movement and expressiveness in performance. The musicality with which the dancing body moves – intrinsic to the movement itself and to the living body that creates and produces it – lives of the exploration of the relationship between movement and music (when this last element is present). Especially in the context of dance technique class, and often in context of performance, this feature usually goes hand-by-hand with execution movement, guiding students during each exercise or choreography. The implementation of this internship intended to explore the application of varies strategies, methods and didactic tasks that increase the development of musicality of the students involved. After the development of this internship, we observe that by implementing in contemporary dance technique class strategies, which promote the improvement of the musicality of the students, we can help them acquire tools that took them to improve their performance in terms of expressiveness. Such achievement can only be seen and regarded as positive bottom line of this intervention.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Duarte, Isabel; Graça, Cristina
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents