Document details

A importância da prática no processo de aprendizagem do instrumento

Author(s): Santos, Maria Elena Asuncion Teixeira dos

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/7931

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Aprendizagem musical; Estratégias de ensino; Estratégias de aprendizagem; Prática individual; Motivação; Organização do estudo; Hábitos de estudo; Music learning; Teaching/learning strategies; Individual practice; Motivation; Study organization; Study habits


Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Resumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio do Ensino Especializado decorreu no Conservatório Regional de Castelo Branco e foi realizado em exercício como docente, sendo que os três alunos inseridos na realização do estágio correspondem, cada um, a um dos diferentes níveis do ensino especializado da música. O aluno A frequenta a iniciação, o aluno B frequenta o ensino básico e o aluno C frequenta o ensino secundário. O trabalho desenvolvido ao longo do estágio foi estabelecido de acordo com o programa de flauta transversal em vigor no CRCB e tendo em conta as planificações anuais dos alunos. Contou com a colaboração do professor cooperante, o professor Bruno Ferreira e orientação e supervisão do professor orientador de estágio, o professor Nuno Inácio. Todo o trabalho desenvolvido procurou corresponder às exigências, capacidades e aptidões de cada aluno, além de acompanhá-los na aquisição dos conhecimentos relativos à flauta transversal, respeitando o ritmo de aprendizagem e capacidade de trabalho de cada aluno. No relatório foi feito um enquadramento da prática docente onde se apresentam a caracterização da escola e dos alunos. São descritas e aprofundadas as práticas educativas desenvolvidas ao longo do estágio, como também as abordagens e trabalho individual feito com cada aluno, evidenciando aspetos que poderão contribuir para desenvolver uma melhor prática pedagógica. Uma vez que se tratam de alunos com níveis de aprendizagem e maturidade completamente diferentes, procurou-se adequar os objetivos propostos com os objetivos específicos a atingir. Foi feita uma reflexão e pensamento crítico de toda a prática pedagógica e postura dentro e fora da sala de aula, onde permitiu refletir sobre uma variedade de aspetos importantes para melhorar o meu desempenho pedagógico.

Resumo II (Investigação) - O presente trabalho de investigação com o tema “A importância da prática no processo de aprendizagem do instrumento” representa uma articulação entre aspetos teóricos e práticos referentes à aprendizagem e prática instrumental, na qual, é apresentado uma extensa revisão de literatura (nacional e internacional) que fundamenta várias abordagens e perspetivas relativas à temática escolhida. Pretendeu-se com este trabalho, melhorar a prática docente e ir ao encontro de conceitos e ideais que sirvam de complemento ao professor para ajudar e acompanhar os alunos nas suas aprendizagens, aquisição de conhecimentos e construção da autonomia de estudo relativa à disciplina de instrumento. Após todo o trabalho de revisão de literatura, optou-se por utilizar como recurso metodológico o inquérito por questionário aos alunos que frequentam o ensino especializado da música. Nesse sentido, pretendeu-se conhecer os hábitos de estudo, opiniões e comportamentos dos alunos relativos à prática do instrumento, e assim, refletir e tirar conclusões que possam ser úteis para o ensino da música.

Abstract I (Teaching) - The Internship of Specialized Teaching took place in the Regional Conservatory of Castelo Branco and was performed in the exercise as a docent one, and the three students who entered the internship corresponded to one of the different levels of specialized music teaching. Student A attends musical initiation, student B attends elementary education, and student C attends secondary education. The work developed during the traineeship was established according to the flute program in force in the CRCB and taking into account the annual planning of the students. It counted with the collaboration of the cooperating teacher, the teacher Bruno Ferreira and the guidance and supervision of the training counselor of internship, teacher Nuno Inácio. All the work developed corresponded to the requirements, abilities and aptitudes of each student, as well as accompanying them in acquiring the knowledge related to the flute, respecting the learning rhythm and work capacity of each student. In the report was made a framework of the teaching practice where they present the characterization of the school and the students. The educational practices developed during the internship are described and deepened, as well as the approaches and individual work done with each student, showing aspects that may contribute to develop a better pedagogical practice. Since they are students with completely different levels of learning and maturity, we have tried to adapt the proposed objectives to the specific objectives to be achieved. It was made a reflection and critical thinking of all the pedagogical practice and posture inside and outside the classroom, where it allowed to reflect on a variety of important aspects to improve my pedagogical performance.

Abstract II (Research) The present research work with the theme "The importance of practice in the process of learning the instrument" represents a link between theoretical and practical aspects related to learning and instrumental practice, in which an extensive literature review is presented (national and international) that bases several approaches and perspectives on the chosen theme. The aim of this work was to improve teaching practice and to meet concepts and ideals that complement the teacher to help and accompany the students in their learning, acquisition of knowledge and construction of the autonomy of study related to the discipline of instrument. After all the work of literature review, it was decided to use as a methodological resource the questionnaire survey for students who attend specialized music teaching. In this sense, it was intended to know the habits of study, opinions and behaviors of the students related to the practice of the instrument, and thus, to reflect and draw conclusions that may be useful for the teaching of music.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Inácio, Nuno; Ferreira, Bruno
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents