Document details

Já sou crescido... e agora? O papel do educador na promoção da autonomia das crianças no jardim de infância

Author(s): Costa, Madalena Ouro

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8005

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Autonomia; Criança; Estratégia; Observação; Papel do educador; Família; Jardim de infância; Autonomy; Children; Strategy; Observation; Educator role; Family; Kindergarten


Description

Relatório de Prática profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

O presente relatório apresenta uma análise crítica e reflexiva sobre a minha prática em jardim-de-infância com um grupo de crianças com três anos. Este documento é intitulado pela investigação-ação realizada na prática, “Já sou crescido… e agora? - O papel do educador na promoção da autonomia das crianças no Jardim-de-Infância”. Baseada numa abordagem qualitativa, implementada durante quatro meses de estágio, com um grupo de vinte e uma crianças, esta investigação-ação surge da consciencialização da necessidade de apoiar a criança na conquista de autonomia à entrada para o jardim-de-infância, altura em que apela à realização de um conjunto de atividades e tarefas sem a plena orientação do adulto. Para a concretização da mesma, comecei por realizar observações naturalistas em diversos momentos da rotina na sala de atividades, o que me levou a apreender algumas das dificuldades sentidas pelas crianças. De forma a apoiar estas necessidades, implementei três estratégias junto das crianças, que possibilitaram o desenvolvimento da sua autonomia. Através da realização de um conjunto de observações sistemáticas, registei os dados obtidos pelas crianças na realização de cada estratégia. Ao registar se a criança conseguia concretizá-la de forma autónoma, ou se necessitava da ajuda do adulto, recolhi dados para uma análise posterior. Após a concretização da análise dos dados obtidos, é percetível uma tendência para a melhoria da autonomia do grupo, que se encontra ainda em desenvolvimento. Os resultados obtidos apontam-nos para uma evolução o que me faz reconhecer a importância do educador como promotor de autonomia, numa fase de desenvolvimento da criança, onde é necessário que esta aprenda fazendo

ABSTRACT This report presents a critical and reflective analysis of my practice in kindergarten with a group of three-year-olds. This document is titled by action research conducted in practice, "I am grown kid ... now what? - The role of the educator in promoting the autonomy of children in kindergarten ". Based on a qualitative approach, implemented during a four-month internship with a group of twenty-one children, this action research arises from the awareness of the need to support the child in the achievement of autonomy at the ingress to the kindergarten, which calls for the realization of a set of activities and tasks without the full guidance of the adult. In order to achieve this goal, I began to make naturalistic observations in various moments of the routine in the activity room, which led me to apprehend some of the difficulties felt by the children. In order to support these needs, I implemented three strategies with the children, which enabled the development of their autonomy. Through the collection of systematic observations, I recorded the data obtained by the children in the execution of each strategy. By recording whether the child was able to perform it autonomously, or needed adult help, I collected data for further analysis. After analysing the obtained data, there is a tendency to improve the autonomy of the group, which is still under development. The results obtained point us to an evolution which makes me recognize the importance of the educator as a promoter of autonomy, in a phase of development of the child, where it is necessary that this one learns by doing.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Friães, Rita
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents