Document details

A metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento integrado do currículo: a biblioteca

Author(s): Oliveira, Ana Rita Antunes

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8009

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Metodologia de trabalho de projeto; Currículo integrado; Aprendizagens diversificadas.; Project work methodology; Integrated curriculum; Diversified learning


Description

Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Básica

O presente relatório surge da Prática Profissional Supervisionada, sendo referente à intervenção e investigação concretizadas em contexto de Jardim de Infância. A investigação realizada retrata uma lógica de investigação-ação relativa à problemática que surgiu no decorrer da prática, ou seja, a Metodologia de Trabalho de Projeto no desenvolvimento integrado do currículo: A Biblioteca. Este tema surgiu a partir da concretização de um projeto sobre a biblioteca, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto, e da necessidade de compreender de que forma este possibilita a construção do currículo integrado. Para a realização desta investigação recorreu-se à utilização de alguns intrumentos que permitiram a recolha de informações, nomeadamente, a observação direta, as notas de campo, os registos fotográficos e conversas informais. Serão ainda abordadas as aprendizagens efetuadas pelas crianças no decorrer do projeto bem como a sua ligação ao que era esperado que estas adquirissem tendo por base o currículo integrado. A partir da investigação concretizada e do presente relatório, foi possível concluir que a prática da Metodologia de Trabalho de Projeto potencia a aquisição de novos conhecimentos referentes a diferentes áreas ou domínios de uma forma integrada.

ABSTRACT The following report came to light from the Supervised Professional Practice, being related to the intervention and investigation made in kindergarten context. The research made reveals a logic of action-research related to the problematic that came in the course of the practice that is the: Project Work Methodology in the integrated development of the curriculum: The Library. This theme emerged from the realization of the project about the library, made accordingly with the Project Work Methodology, and from the necessity in understanding how that enables the construction of the integrated curriculum. Several instruments, such as direct observation, field notes, photographic records, and informal conversations were used, which allowed the collection of information in order to carry out this research. Furthermore, it will also be discussed the lessons learned by the children during the project as well as their connection to what they were expected to acquired based upon the integrated curriculum. To sum up and basing myself upon the research carried out and the present report, was able to conclude that the practice of the Project Work Methodology potentiates the acquisition of new knowledge related to different areas or domains in an integrated way.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rosa, Manuela
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents