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O conhecimento do estilo de aprendizagem do aluno como ferramenta de ensino

Author(s): Saraiva, Mónica Peixeiro

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8025

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Metodologia de ensino; Visual, auditivo e cinestésico; Instrumento musical; Agrupamento de Escolas de Vialonga; Orquestra Geração, sistema Portugal; Teaching method; Visual, auditory and kinesthetic; Musical instrument


Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Resumo I (Prática Pedagógica) - O estágio do ensino especializado da música decorreu no Agrupamento de Escolas de Vialonga. Com ensino integrado da música, este agrupamento oferece formação em instrumento, orquestra e formação musical para alunos desde o 3º ano de escolaridade. O projeto educativo visa potenciar oportunidades de integração de crianças socialmente desfavorecidas, constituindo-se como Orquestra de Vialonga que integra uma rede alargada da Orquestra Geração - Sistema Portugal com uma metodologia baseada no modelo venezuelano El Sistema (Projeto Educativo, 2014). O estágio decorreu durante o ano letivo 2015/2016 e nele participaram três alunas de viola d’arco de níveis diferentes (3º, 6º e 9º anos de escolaridade). O programa previsto pela escola baseia-se no programa oficial da Escola de Música do Conservatório Nacional e na metodologia da Orquestra Geração - Sistema Portugal. Foram desenvolvidas práticas pedagógicas que incluíram métodos atuais, inovadores e adaptados a cada aluno. O ensino desenvolvido teve sempre em consideração o estilo de aprendizagem de cada aluno. Depois da identificação do estilo de aprendizagem, as aulas decorreram de forma apropriada e focada no sensor dominante de cada aluno, o que permitiu uma evolução eficaz na aprendizagem. Outro fator relevante tido em conta foi a fase do desenvolvimento humano de cada uma das alunas: o repertório trabalhado foi adaptado à sua evolução pessoal, o que potenciou o objetivo de manter a motivação elevada. O trabalho realizado ao longo do estágio foi enriquecedor, pois as ações passaram a ter fundamento científico, trouxe uma lógica causa-efeito; foi revelador, uma vez que quebrou rotinas, renovou a forma como decorreram as aulas; foi motivador já que quando os alunos atingem níveis de motivação elevados, a motivação também aumenta no professor – cria-se um ciclo virtuoso.

Resumo II (Investigação) - Esta investigação centrou-se na temática dos estilos de aprendizagem. Cada indivíduo possui um estilo predominante quando se encontra perante uma tarefa que não domina. A identificação do modo de perceção e a adequação do ensino àquele alavanca a sua capacidade de captar e reter a informação que lhe é transmitida. O modelo escolhido preconiza a orientação do ensino ao estilo predominante e classifica os indivíduos em três grupos: os que aprendem mais eficazmente através da observação, da escuta ou da prática de atividades, respectivamente, estilo visual, auditivo ou cinestésico. Com este estudo pretendeu aferir-se, junto dos professores de instrumento, se conheciam os estilos de aprendizagem, os identificavam nos seus alunos e adequavam o método de ensino ao aluno. Para tal, foram efetuados questionários a todos os professores de instrumento do Agrupamento de Escolas de Vialonga. Parte significativa deste universo docente conhece os estilos de aprendizagem, identifica-os nos seus alunos e adequa o método de ensino ao mesmo. Todos demonstraram interesse em aprofundar ou conhecer as técnicas a aplicar a cada um dos estilos de aprendizagem. A investigação desenvolvida permitiu tomar consciência de uma característica dos alunos que pode influenciar a aprendizagem musical - o seu estilo de aprendizagem. O conhecimento e exploração dessa característica, única em cada aluno, permite uma comunicação mais eficaz, estimula a motivação do aluno e proporciona um ensino mais focado e eficiente.

Abstract I (Teaching) - The internship in specialized music teaching took place at Agrupamento de Escolas de Vialonga. With music learning integrated with core curricula, school offers instrumental learning, orchestra and musical training for students from the third grade onwards. School’s educational project aims to foster integration opportunities for socially disadvantaged children, it has been setup as Orquestra de Vialonga and it belongs to Orquestra Geração - Sistema Portugal’s broad network with an educational system based on the Venezuelan model called “El Sistema” (Projeto Educativo, 2014). The internship lasted one academic year (2015/16) and embraced three female viola students, from different grades (3rd, 6th and 9th year), participated. The music sylabus program at this school is based on the Escola de Música do Conservatório Nacional’s official program and Orquestra Geração - Sistema Portugal’s methodology. Educational practices that included current and innovative methods, adapted for each student, were developed all throughout the year. Teaching carried out always took into account each student’s learning style. After identifying student’s learning style, classes took place in a suited to and focused on each student dominant sense, which allowed an effective learning progress. Another important factor taken into account was the human development stage of each student: the repertoire was suited for their personal development stage, which strengthened the goal of keeping high levels of motivation. The work developed during the internship was enriching as actions started to have a scientific basis, brought a cause-effect dynamic to classes; it was unveiling since it broke routines, brought a fresh look to the way lessons took place; it was motivator because when one has motivated students, teacher’s motivation also grows – a virtuous cycle is created.

Abstract II (Research) - This research focused on the topic of learning styles. Each individual has a dominant style when exposed to a new task. Identifying the individual’s perception style and adapting the teaching method to it, leverages his ability to capture and retain the information conveyed to him. The chosen model advocates the orientation of teaching to the dominant style and classifies individuals into three groups that learn more effectively by observing, listening or practicing, respectively visual, auditory or kinesthetic style. This study intended to analyze with instrument teachers if they knew the learning styles, if they were able to identify them in their students and to adapt their teaching methods to suit the student. For this, questionnaires were made to all instrument teachers of Vialonga’s school. A significant part of the group knows the learning styles, identifies them and adapts their teaching method to it. Everyone showed interest in deepening or learning the techniques to apply to each learning style. The research developed created awareness to a student’s characteristic that can influence musical learning: the learning style. The awareness and exploration of this characteristic, unique to each student, allows a more effective communication, stimulates student motivation and provides more focused and efficient teaching.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Muñoz, Pedro Saglimbeni
Contributor(s) RCIPL
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