Document details

Proposta de conteúdo para a disciplina de Introdução em Fisioterapia

Author(s): Eduardo, António Manso Josefina

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8038

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Fisioterapia; História da saúde; Profissional de saúde; Comunicação; Physiotherapy; History of health; Health professional; Communication


Description

Mestrado em Fisioterapia

A Introdução em Fisioterapia é uma disciplina que visa a aquisição de conhecimentos, capacidades e competências por parte do estudante de modo a orienta-lo no seu percurso enquanto estudante de Fisioterapia e futuro profissional como Fisioterapeuta. A história não deve ser excluída nestas reflexões, pois, ela ajuda os estudantes a situarem-se no tempo e no espaço e a perceberem como se desenvolveu e se organiza o percurso profissional e científico da Fisioterapia. Esta necessidade ajuda a traçar caminhos e perspetivas da profissão como garantia de progresso. A história neste trabalho centrou-se principalmente em países como Inglaterra e Estados Unidos, em termos internacional e, localmente analisamos a história portuguesa e angolana que durante algum tempo foi a mesma. A Fisioterapia é a ciência da saúde encarregue do estudo, prevenção e tratamento dos distúrbios cinético-funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. O Fisioterapeuta trata e/ou previne anomalias do funcionamento músculo-esquelético, cardiorrespiratório, neurológico e tegumentar. Atua essencialmente em centros de saúde, escolas, instituições termais, departamentos ocupacionais de empresas, estruturas desportivas, instituições de ensino superior e instituições de apoio ao idoso entre outras. A metodologia usada para realização deste trabalho foi uma revisão bibliográfica, com as buscas em bases de dados como a Scielo, RCAAP, PubMed, B-on.pt; livros, dissertações, Google académico e páginas online. Consideramos de extrema importância a unidade curricular de Introdução em Fisioterapia, por isso, achamos conveniente fazer este trabalho e cremos também que poderá minimizar determinadas dúvidas quanto a Fisioterapia por parte dos estudantes.

ABSTRACT - The introduction in Physiotherapy is a discipline that aims at the acquisition of knowledge by the student in order to guide you about the profession in the future will come to exercise. History must not be excluded in professional discussions because it helps students to situate in time and space to understand how developed and how it organizes professional and scientifically to the present. This need help to trace paths and perspectives of the profession as a guarantee of progress. The story in this work focused mainly in countries like England and the United States in terms of world history and locally focused on the Portuguese and Angolan history that is almost the same. Physiotherapy is the science of health in charge of the study, prevention and treatment of intercurrent functional kinetic disorders in organs and body systems. The physiotherapist treats and/or prevents abnormalities of the musculoskeletal function, cardiorespiratory, neurological and cutaneous. It operates primarily in health centers, schools, thermal institutions, occupational departments of companies, sports facilities, higher education institutions and institutions of support to the elderly and others. This work aims to organize a material that may be in support course Introduction in Physical Therapy and serve to assist first-year students and the teachers. The methodology used for this work was a literature review with searches in databases such as Scielo unless otherwise indicated, PubMed, B-on.pt; books, dissertations, academic and Google online pages. We consider extremely important the course of Introduction to Physical Therapy, therefore, find it convenient to make this work and also believe that can minimize certain doubts about Physiotherapy by students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Coutinho, Isabel; Marques, Amélia Pasqual
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents