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Auto-regulação e o jornalismo online: o provedor do leitor no contexto digital

Author(s): Amado, Tiago Nuno Lopes

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8084

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Jornalismo; Jornalismo online; Era digital; Autorregulação; Jornalistas; Provedor do leitor; Convergência de redação; Ética no jornalismo; Journalism; Online journalism; Digital age; Self-regulation; Journalists; News ombudsman; Convergence of writing; Journalistic ethics


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.

A presente dissertação tem como foco o mecanismo de auto-regulação jornalística do provedor do leitor. O provedor do leitor é considerado um dos mecanismos mais úteis, mais importantes e que mais desenvolvem o processo de comunicação e participação entre os jornalistas e o público. Esta nova era digital veio alterar de modo significativo o funcionamento, a organização e estrutura dos meios de comunicação. Desta forma, interessa estudar a aplicabilidade deste mecanismo de auto-regulação. Até que ponto as mudanças provocadas pelo digital afetaram a interiorização dos pressupostos éticos e das normas deontológicas pelos jornalistas? Tendo em conta a convergência de redação que existe propõe-se averiguar de que modo os provedores de alguns jornais têm resolvido os problemas que o online levanta. Sabendo estas diferenças que o jornalismo digital promove, impõe-se perceber se estamos perante um provedor do leitor diferente e que novas questões lhe são colocadas. Para dar conta deste objetivo, são aqui apresentados os resultados de uma análise de conteúdo das publicações semanais dos provedores do jornal português Público e do jornal espanhol El País, no meio impresso e o blogue do provedor de cada um dos jornais, entre Janeiro de 2011 e Abril de 2016.

ABSTRACT: The present dissertation focuses on the mechanism of journalistic self-regulation of the news Ombudsman. The news Ombudsman is considered one of the most useful, important and most effective mechanisms for the communication and participation process between journalists and the public. This new digital age has significantly altered the functioning, organization and structure of the media. Therefore, it is important to study the applicability of this mechanism of self-regulation. Taking into account the technological convergence in nowadays newrooms it is proposed to find out how the some news ombudsmen solved the new challenges posed by online journalism. Taking into account the differences that digital journalism promotes, it is necessary to realize if we are dealing with a different news Ombudsman who needs to solve a diferente kind of problems. To acheve this objetive, here will be presented the main conclusions of the content analysis of the weekly columns of the ombudsmen of the portuguese newspaper Público and the spanish newspaper El País, published in both print editions and their blogs, between january 2011 and april 2016.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mata, Maria José
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
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