Author(s):
Pereira, Carlos Alberto da Costa
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8109
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Comunicação para a saúde; Cuidados de saúde; Promoção da saúde; Literacia em saúde; Prevenção da doença; Medicamentos inovadores; Hepatite C (VHC); Tratamento da Hepatite C (VHC); Portugal (2014-2015); Communication for health; Health care; Health promotion; Health literacy; Disease prevention; Innovative medicines; Hepatitis C (HCV); Hepatitis C treatment (HCV)
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
A comunicação da informação sobre a doença da Hepatite C em Portugal, é fundamental aos cidadãos, no sentido de os sensibilizar para a aceitação do novo paradigma da Comunicação para a Saúde, que assenta em três domínios da Literacia em Saúde: os cuidados de saúde; a prevenção da doença e a promoção da saúde. O presente trabalho de investigação, pretende expor uma contribuição teórica e prática, bem como analisar qualitativamente a comunicação sobre a doença da Hepatite C em Portugal, e como a mesma se relaciona com as diferentes partes interessadas. Neste âmbito, é analisada a comunicação que foi divulgada ao cidadão comum, considerando-se como objetivos: analisar que elementos foram evidenciados pelos peritos, e também compreender que elementos foram trabalhados pela comunicação social no período em análise, os anos de 2014 e 2015.
ABSTRACT: The information communication concerning Hepatitis C disease is fundamental for the citizens, to sensitize them of the new paradigm of Health Communication, which is based in the three domains of the Health Literacy: health care, disease prevention and health promotion. This research intends to expose a theoretical and practical contribution, as well as a qualitative analysis of the Hepatitis C communication in Portugal, and how it relates with all stakeholders. In this context, the communication disclosed to the ordinary citizen is analyzed, considering as objectives the following: analyze which elements were evidenced by the experts as well as understand which elements were shaped by the media during the period under analyze, 2014 and 2015.