Document details

Entre os peritos e o cidadão comum: que lugar para os consumidores?: hepatite C e medicamentos inovadores

Author(s): Pereira, Carlos Alberto da Costa

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8109

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Comunicação para a saúde; Cuidados de saúde; Promoção da saúde; Literacia em saúde; Prevenção da doença; Medicamentos inovadores; Hepatite C (VHC); Tratamento da Hepatite C (VHC); Portugal (2014-2015); Communication for health; Health care; Health promotion; Health literacy; Disease prevention; Innovative medicines; Hepatitis C (HCV); Hepatitis C treatment (HCV)


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.

A comunicação da informação sobre a doença da Hepatite C em Portugal, é fundamental aos cidadãos, no sentido de os sensibilizar para a aceitação do novo paradigma da Comunicação para a Saúde, que assenta em três domínios da Literacia em Saúde: os cuidados de saúde; a prevenção da doença e a promoção da saúde. O presente trabalho de investigação, pretende expor uma contribuição teórica e prática, bem como analisar qualitativamente a comunicação sobre a doença da Hepatite C em Portugal, e como a mesma se relaciona com as diferentes partes interessadas. Neste âmbito, é analisada a comunicação que foi divulgada ao cidadão comum, considerando-se como objetivos: analisar que elementos foram evidenciados pelos peritos, e também compreender que elementos foram trabalhados pela comunicação social no período em análise, os anos de 2014 e 2015.

ABSTRACT: The information communication concerning Hepatitis C disease is fundamental for the citizens, to sensitize them of the new paradigm of Health Communication, which is based in the three domains of the Health Literacy: health care, disease prevention and health promotion. This research intends to expose a theoretical and practical contribution, as well as a qualitative analysis of the Hepatitis C communication in Portugal, and how it relates with all stakeholders. In this context, the communication disclosed to the ordinary citizen is analyzed, considering as objectives the following: analyze which elements were evidenced by the experts as well as understand which elements were shaped by the media during the period under analyze, 2014 and 2015.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marinho, Rui Tato; Eiró-Gomes, Mafalda
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
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