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Utilização de recursos de comunicação aumentativa e alternativa com crianças com necessidades complexas de comunicação em contexto hospitalar

Author(s): Mendonça, Irina Andreia do Rosário

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/8217

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Comunicação aumentativa e alternativa; Criança; Necessidades complexas de comunicação; Profissional de saúde; Jovem; Augmentative and alternative communication; Children; Young people; Complex communication needs; Health professional


Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – Cognição e Multideficiência

O presente trabalho analisa a utilização de recursos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) com crianças com necessidades complexas de comunicação (NCC) em contexto hospitalar. Pretende dar-se resposta à seguinte questão: Quais os recursos de CAA existentes e utilizados pelos profissionais de saúde no contexto hospitalar para comunicar com crianças/jovens com necessidades complexas de comunicação e quais as dificuldades sentidas pelos profissionais na sua utilização? Optou-se por uma por um estudo quantitativo, transversal e descritivo, tendo-se aplicado um inquérito por questionário para a recolha de dados, junto de 58 profissionais de saúde de três Unidades Hospitalares, distribuídos pelas diferentes unidades orgânicas que constituíram o locus de estudo. Os resultados revelam que os profissionais de saúde têm à sua disposição no seu local de trabalho, para comunicar com as crianças/jovens com NCC, recursos de comunicação simples (objetos reais, imagens/desenhos, fotografias), para além das formas de comunicação sem ajuda, e outros mais complexos em termos tecnológicos (Smartphone). Valorizam mais as imagens/desenhos, as fotografias, os símbolos pictográficos, os quadros de comunicação e os cadernos de comunicação, ou seja, a formas CAA com ajuda relativamente simples, quanto ao seu acesso e utilização. Em relação às formas de comunicação usadas pelos profissionais de saúde para comunicar com estas as crianças/jovens, as mesmas integram-se no grupo das formas de CAA sem ajuda (fala, expressões faciais, olhar e apontar), destacando-se também os objetos reais (imagens/desenhos e fotografias). Estes recursos são mais utlizados para saudar/cumprimentar as crianças/jovens, interagir com elas, ajudá-las a ficar mais tranquilas, responder-lhes, possibilitar que a criança/jovem se expresse e/ou faça escolhas, fazer pedidos e chamar a atenção da criança/jovem. Os profissionais demonstram preocupação em assegurar alguns dos direitos básicos da comunicação, preocupando tranquilizar as crianças/jovens. Aludiram que o uso dos recursos de CAA é uma atitude maioritariamente de sua iniciativa e dos cuidadores/família. Os participantes relataram enfrentar dificuldades/barreiras na utilização dos referidos recursos para comunicar com estas crianças/jovens (pais falarem em nome da criança, características específicas/estado clínico das crianças/jovens, falta de cooperação, falta de conhecimento e experiência por parte dos profissionais de saúde no uso dos recursos de CAA, disparidade de rácio profissional de saúde/doentes, falta de tempo para interagir com a criança/jovem).

ABSTRACT The present study analyzes the use of augmentative and alternative communication (AAC) resources with children with complex communication needs (NCC) in a hospital context. It is intended to answer the following question: What CAA resources exist and are used by health professionals in the hospital context to communicate with children/young people with complex communication needs and what are the difficulties experienced by professionals in their use? A quantitative, cross-sectional and descriptive study was chosen and a questionnaire survey was carried out to collect data from 58 health professionals from three Hospital Units, distributed among the different organizational units that constituted the study locus. The results show that health professionals have at their disposal at their workplace, to communicate with children/young people with NCC, simple communication resources (real objects, images/drawings, photographs), as well as forms of communication without Help, and others more complex in technology (Smartphone). They value the images/drawings, the photographs, the pictographic symbols, the communication boards and the communication books, that is to say, the CAA forms with relatively simple help, as to their access and use. In relation to the forms of communication used by health professionals to communicate with these children, they are included in the group of forms of CAA without help (speech, facial expressions, look and pointing), also highlighting objects (Pictures/drawings and photographs). These resources are more used to greet / welcome children, interact with them, help them to feel more relaxed, respond to them, enable the child /youth people to express themselves and/or make choices, make requests and draw attention of the child/young person. Professionals are concerned about securing some of the basic rights of communication, with a concern to reassure children. They mentioned that the use of the CAA resources is an attitude that is largely of their initiative and of the caregivers/family. Participants reported difficulties in using these resources to communicate with these children/parents (parents speaking on behalf of the child, specific characteristics/clinical status of children/young people, lack of cooperation, lack of knowledge and experience on the part of professionals Of health in the use of resources of CAA, disparity of professional ratio of health/patients, lack of time to interact with the child/young people).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nunes, Clarisse
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
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